Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Clarissa Cé dept_BR
dc.date.accessioned2018-05-09T02:30:27Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177661pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma investigação a respeito da participação da cineasta brasileira Adélia Sampaio no cinema brasileiro. Adélia foi a primeira mulher negra a dirigir um filme de longa-metragem na história da produção audiovisual brasileira, em 1984, e sua obra permanece pouco registrada na historiografia do cinema nacional ou até mesmo desconhecida. Diante disso, esta pesquisa fundamenta-se nas teorias do processo criativo (Aída Marques; Carlos Gerbase; Cacá Diegues e Maria Silvia Camargo) e no método de entrevista narrativa biográfica (Fritz Schütze e Gabriele Rosenthal) para entrevistar Adélia Sampaio e compreender o seu processo criativo. A entrevista foi analisada com base no método de entrevista narrativa (Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer), mas tendo em mente pressupostos de uma reconstrução biográfica (Gabriele Rosenthal). Com isso, procura-se preencher uma lacuna na história do cinema brasileiro no que diz respeito à atividade de uma mulher negra na produção fílmica da década de 1970 e 1980, épocas que são vastamente exploradas e reconhecidas por obras de diretores homens e brancos. Esta investigação registra a participação de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThis work is an investigation about the participation of the Brazilian filmmaker Adélia Sampaio in the history of Brazilian cinema. Adélia was the first black women to direct a feature film in the history of Brazilian cinema, in 1984. Her work remains with very few registers or even unknown. This research is based on the theories of creative process (Aída Marques; Carlos Gerbase; Cacá Diegues e Maria Silvia Camargo) and on the biographical narrative method (Fritz Schütze e Gabriele Rosenthal) to interview Adélia Sampaio and to understand her creative process. The interview was analyzed based on the narrative interview method (Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer), but considering aspects of a biographical reconstruction (Gabriele Rosenthal). In this way, this piece attempts to fill a gap in the history of Brazilian cinema, referring to the activity of a black woman in the film production of the 1970s and 1980s, times that are vastly explored and recognized by works of white male directors. This research records the participation of Adélia Sampaio in the history of Brazilian cinema.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectHistory of Brazilian cinemaen
dc.subjectGenreen
dc.subjectSampaio, Adéliapt_BR
dc.subjectRaceen
dc.subjectProcess of film creationen
dc.titleAs trajetórias de Adélia Sampaio na história do cinema brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMarconi, Dieisonpt_BR
dc.identifier.nrb001063066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples