Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTiriba, Lia Vargaspt_BR
dc.contributor.authorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-05T03:17:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0102-5473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177608pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do artigo é apresentar questões teórico-metodológicas do campo de pesquisa Trabalho e Educação e, particularmente, sobre produção associada, autogestão e saberes do trabalho associado. Depois de considerar as formas que tem assumido o trabalho no regime de acumulação fl exível, especial atenção é dada aos espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamente: a) Espaços/tempos revolucionários – quando são produzidas mudanças estruturais na sociedade, verifi case a dualidade de poderes ou o confronto entre capital e trabalho se manifesta por meio de revoltas e rebeliões; b) Espaços/tempos da atual crise do capital e do trabalho assalariado, nos quais as estratégias associativas de trabalho se confi guram como parte integrante da economia popular solidária; c) Espaços/tempos das culturas milenares das comunidades e povos tradicionais. A partir de produção científi ca anterior e dos resultados de uma pesquisa em andamento, nos dedicamos ao terceiro espaço/tempo para argumentar que a produção associada é, possivelmente, a principal escola para o aprendizado da autogestão do trabalho e da vida social. Enfatiza-se que, emergindo ou se mantendo em sociedades hegemonizadas pelo capital, essas experiências implicam no formar-se, individual e coletivamente, em meio à contradição vital entre a sociabilidade do capital e outras formas econômico-culturais marcadas pela valorização do trabalho. A perspectiva do materialismo histórico de E. P. Th ompson, as mediações de primeira e segunda ordem de István Mézsáros e os conceitos de produção associada, autogestão e saberes do trabalho associado, das autoras, sustentam as refl exões apresentadas.pt_BR
dc.description.abstractTh e aim of the paper is to present theoretical and methodological issues of the research fi eld Work and Education, and particularly on associated production , self-management and knowledge of associated labor. After considering the shapes that have taken up the work in the regime of fl exible accumulation, special attention is given to the spaces and times of work to produce life in an associative way: a) spaces / revolutionary times - when structural changes are produced in society, there is the duality of powers or the confrontation between labour and capital is manifested through revolts and rebellions; b) spaces / times of the current crisis of capital and of wage labor, in which associative strategies work are confi gured as part of the popular solidarity economy; c) spaces / times of ancient cultures of traditional communities and people. From the preliminary results of an ongoing research and previous scientifi c studies, the third space / time is approached to argue that the associated production is, possibly. the main school for learning self-management of work and social life. It is important to highlight that these experiments, emerging or staying in homogenized societies by the capital, imply in socialize, individually and collectively, through the vital contradiction between the sociability of capital and other economic-cultural ways which are marked by the appreciation of work. EP Th ompson`s perspective of historical materialism, Ivan Mézsáros´s mediation of fi rst and second order and the author´s concepts of production, selfmanagement and associated knowledge support the academic analysis made.en
dc.description.abstractEl objetivo del artículo es presentar cuestiones teórico-metodológicas del campo de investigación Trabajo y Educación y, en particular sobre producción asociada, autogestión y saberes del trabajo asociado. Tras considerar la precarización del trabajo en el régimen de acumulación fl exible, se da una atención especial a los espacios/ tiempos del trabajo para producir la vida asociativamente. a) Espacios/ tiempos revolucionarios – cuando son producidos cambios estructurales en la sociedad, se verifi ca la dualidad de poderes o la confrontación entre capital y trabajo, se manifi esta con revueltas y rebeliones. b) Espacios/tiempos de la actual crisis del capital y del trabajo asalariado, en los cuales las estrategias asociativas de trabajo se confi guran como parte integrante de la economía popular solidaria; c) Espacios/tiempos de las culturas milenarias de las comunidades y pueblos tradicionales. A partir de la anterior producción científi ca y de los resultados de una investigación en curso, es el tercer punto sobre el espacio/tiempo que nos dedicamos en este texto para argumentar que la producción asociada es, posiblemente, la principal escuela para el aprendizaje de la autogestión del trabajo y de la vida social. Se enfatiza que, emergiendo o sosteniéndose en sociedades hegemonizadas por el capital, estas experiencias implican una formación individual y colectiva, en medio de la contradicción vital entre la sociabilidad del capital y otras formas económico-culturales marcadas por la valoración del trabajo. La perspectiva del materialismo histórico de E. P. Th ompson, las mediaciones de primera y segunda orden de Ivan Mézsáros y los conceptos de producción asociada, autogestión y saberes del trabajo asociado sostienen las refl exiones presentadas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC. Vol. 31, n.2 (maio/ago. 2013), p. 527-551pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectWork and educationen
dc.subjectAssociated production and self-managementen
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectWork associated knowledgeen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectTrabajo y educaciónes
dc.subjectProducción asociada y autogestiónes
dc.subjectSaberes del trabajo asociadoes
dc.titleAprender e ensinar a autogestão : espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamentept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922675pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples