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dc.contributor.authorBevilacqua, Cleci Reginapt_BR
dc.contributor.authorKilian, Cristiane Krausept_BR
dc.date.accessioned2018-04-21T03:28:33Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1980-5799pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174896pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste texto é apresentar a relação existente entre Tradução e Terminologia, enfocando os aspectos relativos à formação dos futuros tradutores bem como à sua atuação profissional na área. Enfocam-se alguns aspectos teóricos da Terminologia a partir da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) e são tratados e exemplificados aspectos relativos ao estabelecimento de equivalentes no texto de chegada (TC) para os termos do texto de partida (TP), à identificação de formas variantes para um mesmo termo e à neologia terminológica. Além disso, busca-se mostrar os critérios de avaliação de produtos terminográficos e sua aplicação na escolha de recursos que auxiliam o tradutor na tomada de decisões. Ilustra-se a aplicação desses conhecimentos no processo de aquisição da competência tradutória em disciplinas de um Curso de Bacharelado em Tradução. Acredita-se que a formação em Terminologia auxilia no desenvolvimento da competência tradutória e de suas subcompetências, o que a torna um recurso fundamental na tradução de textos, assegurando qualidade do texto traduzido tanto do ponto de vista linguístico quanto do especializado.pt
dc.description.abstractThe purpose of this study is to present the relation between Translation and Terminology, focusing on the aspects of the training of future translators, as well as their professional practice in this field. Theoretical issues of Terminology are concentrated on the Communicative Theory of Terminology (CTT). Aspects related to the establishment of equivalents in the target text (TT) for terms found in the source text (ST), the identification of various forms for the same term and terminological neology are dealt with and exemplified. In addition, we seek to show the evaluation criteria of terminological products and their use in the choice of resources which help the translator with decision making. The use of this knowledge in the process of translation competence acquisition in disciplines of a Bachelor’s Degree in Translation is illustrated. We believe that Terminology training assists in the development of translation competence and its sub-competencies, thus making it a fundamental resource for translation, in the sense that it ensures quality for the translated text both from the linguistic and specialized points of view.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDomínios de lingu@gem. Uberlândia, MG. Vol. 11, n. 5 (dez. 2017), p. [1707]-1726pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectTerminologyen
dc.subjectTerminologiapt_BR
dc.subjectTranslationen
dc.subjectTranslation competenceen
dc.subjectTradutorespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCompetência tradutóriapt_BR
dc.titleTradução e terminologia : relações necessárias e a formação do tradutorpt_BR
dc.title.alternativeTranslation and terminology : necessary relations and the translator trainingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001064996pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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