Mostrar registro simples

dc.contributor.authorQueiroz, Daniela Gralha de Canedapt_BR
dc.contributor.authorMoura, Ana Maria Mielniczuk dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T02:25:54Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1981-8920pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174273pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Esse estudo é uma pesquisa bibliométrica, cujo objetivo é avaliar a produção docente do Departamento de Estatística (DEST) e do Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA) do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em relação aos artigos de periódicos publicados eletronicamente, entre 2007 e 2011. Objetivo: São objetivos específicos desse estudo: analisar a produção científica dos docentes no período, verificar o Qualis e a nacionalidade dos periódicos e avaliar o nível de colaboração entre os autores e as instituições. Metodologia: É um estudo bibliométrico de caráter descritivo, sob forma de levantamento, que teve suas respostas analisadas na figura de quadros, tabelas, gráficos e grafos. Resultados: Apresenta como resultados a produtividade de 177 artigos, sendo a produção do DEST (64,4%) superior a do DMPA (35,6%). Mostra que os Qualis dos periódicos analisados possuem, em sua maioria, Qualis B1 (27,11%), B2 (16,38%) e A2 (15,81%). Constata que os periódicos são em sua maioria estrangeiros (62%), em detrimento dos nacionais (38%). Conclusões: Expõe que os docentes do IM possuem elevado nível de colaboração, constituindo uma rede densa de relacionamento. Explana que há um bom nível de colaboração interinstitucional, na sua maioria com instituições nacionais. Sugerem-se novos estudos qualitativos para o encontro de respostas de questões que ficaram em aberto.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The present study is a bibliometric research whose purpose is the evaluation of teaching production of the Statistics Department (DEST) and the Pure and Applied Math Department (DMPA) of the Math Institute (IM) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), concerning of the articles published only in web journals between 2007 and 2011. Objective: The specific goals of this study are: an individual analysis of productivity of the articles by author, a verification of the Qualis and the origin of the journal and an evaluation of the level of collaboration among authors and institutions. Methodology: It’s a study of bibliometrics with a qualitative approach using a questionnaire, and the answers were analyzed in the form of graphics, tables and others. Results: The results show 177 articles, and DEST (64,4%) has a bigger production than DMPA (35,6%). Most of the Qualis of the articles are B1 (27,11%), B2 (16,38%) e A2 (15,81%). Foreign journals (62%) appears more than Brazilian (38%). Conclusion: The study shows that IM/UFRGS teachers are part of an impressive academic network. There’s a good level of collaboration, most of the part with national institutions. The results also suggests new studies to find unanswered questions.en
dc.description.abstractIntroducción: Este estudio es una investigación bibliométrica cuyo objetivo es evaluar la producción de los profesores del Departamento de Estadística (DEST) e del Departamento de Matemática Pura y Aplicada (DMA) del Instituto de Matemática de la Universidad Federal del Rio Grande do Sul (IM/UFRGS) acerca de los artículos publicados en medio electrónico entre los años de 2007 y 2011. Objetivo: Los objetivos específicos son analizar la productividad de los artículos pro profesor, verificar el Qualis y la nacionalidad de los periódicos y por fin evaluar el nivel de colaboración entre los articulistas y las instituciones. Metodología: Es un estudio descriptivo bibliométrico con un abordaje cuantitativo mediante cuestionarios con sus respuestas analizadas con utilización de gráficos, tablas y cuadros. Resultados: Presenta 177 artículos donde la producción de DEST (64,4%) es mayor que de DMA (35,6%). Los Qualis en los periódicos analizados son en su mayoría B1 (27,11%), B2 (16,38%) y A2 (15,81%). También presenta que los periódicos son en su mayoría extranjeros (62%), y la menor parte nacionales (38%). Conclusión: Esclarece que los profesores de IM/UFRGS tienen alto nivel de colaboración y una densa rede de relacionamiento. Hay un buen nivel de colaboración con otras instituciones en su mayoría nacionales. Resta una sugestión de nuevos estudios en el futuro para esclarecer las cuestiones sin respuesta.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformação & informação. Londrina. Vol. 22, n. 3 (set./out. 2017), p. 86-111pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBibliometricsen
dc.subjectAnálise de citaçãopt_BR
dc.subjectProduction teacheren
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectJournalsen
dc.subjectCo-authorshipen
dc.subjectInterinstitutional collaborationen
dc.subjectBibliometríaes
dc.subjectProducción de los profesoreses
dc.subjectPeriódicoses
dc.subjectCoautores
dc.subjectColaboración interinstitucionales
dc.titleProdução intelectual docente do Instituto de Matemática/UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeTeaching intellectual production of the math institute/ufgrs en
dc.title.alternativeProducción intelectual de los profesores del instituto de matemática/ufrgs es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001057639pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples