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dc.contributor.authorFerreira, Vinicius Hartmannpt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.date.accessioned2018-03-27T02:31:19Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173910pt_BR
dc.description.abstractAs disciplinas de programação estão entre as disciplinas consideradas mais difíceis em cursos da área de Informática. O suporte da tecnologia ao ensino e a aprendizagem de programação tem apresentado resultados relevantes, sobretudo ao se valer dos aspectos sociais atrelados aos ambientes virtuais. Partindo deste princípio, este artigo apresenta a proposta de arquitetura de uma Comunidade de Prática, aliada aos recursos de formação de grupos homogêneos, a recomendação de tutores e a Modelagem Social Aberta do Estudante. Com base nos resultados de trabalhos similares entende-se que, possibilitar ao estudante com dificuldades de aprendizagem acompanhar e comparar o seu progresso com o dos demais em uma Comunidade de Prática, estimulando sua interação com outros participantes com diferentes níveis de conhecimento, possa auxiliá-lo a alcançar melhores resultados.pt_BR
dc.description.abstractProgramming courses are considered as the most difficult in the IT area. The technology support to the process of teaching and learning programming has shown significant results, especially when they take advantage of the social aspects linked to virtual environments. This article presents the proposal for a Community of Practice, combined with features such as Open Social Student Modeling, the automatic formation of homogeneous groups and the recommendation of tutors. Based on the results achieved by similar work, give a student with learning disabilities the ability to monitor and compare your progress with the others in a community that encourages interaction between individuals of different levels of knowledge can help it to achieve better results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), p. [1]-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunity of practiceen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectOpen social student modelingen
dc.subjectTeaching and learning to programen
dc.titleUma comunidade de prática para o ensino e a aprendizagem de programaçãopt_BR
dc.title.alternativeA Community of Practice for teaching and learning programming en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061272pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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