Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaquero, Marcellopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Delmiropt_BR
dc.date.accessioned2018-03-23T02:27:25Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173843pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar os resultados parciais e totais obtidos pelas escolas brasileiras em avaliações oficiais da educação no ensino fundamental e médio no período de 2007 até 2015. Com estes dados, buscou-se parâmetros de relação existentes entre os baixos resultados nos exames institucionais da educação escolar e o sistema de poder político Brasileiro, verificando se esta estagnação dos índices de aproveitamento escolar e a baixa qualidade da educação brasileira, interferem no sistema político - para a fraca representatividade existente e a não renovação dos quadros políticos em nosso país. Para tanto, utilizou-se os dados oficiais que servem de parâmetro para a promoção de políticas públicas para a área educacional, como os resultados do ENEM e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Quais fatores, apesar de algumas intervenções diretas e programas na área de educação, intervém no baixo nível de aprendizagem dos alunos. Esta baixa qualidade da educação está contribuindo para o crescimento do analfabetismo funcional? Este problema é um fato gerador para a cultura apática nas escolas e é causal para a não renovação nos quadros políticos? Priorizou-se a verificação de dados da qualidade do ensino nos níveis finais do ensino básico, sobretudo devido à relevância destes nas etapas de transição na educação básica para o ensino superior, bem como a condição de desenvolvimento cognitivo escolar para a escolha de representações nas questões políticas. Três questões podem ser colocadas: i) Que fator ou quais fatores ligados a questão política podem ainda estar influenciando para esta baixa qualidade na educação? ; ii) Como nós educadores, podemos contribuir para alterar o quadro para uma melhor proficiência da educação dentro das instituições de ensino? ; e iii) Manter este baixo nível da qualidade da educação brasileiras é intencional? A mesma está direcionada para comprometer a compreensão e decodificação sobre política nos alunos? As reflexões acima visam a estimular um estudo mais aprofundado para a compreensão dos marcos que delimitam os domínios e pouco interesse das áreas de educação em estudos mais aprofundados em torno do binômio “política direcionada” e “qualidade da educação”.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the partial and total results obtained by the Brazilian schools in official evaluations of the education in elementary and middle schools in the period of 2007 to 2015. With these data, to fetch parameters of relationship between the low results in the institutional examinations of school education and the Brazilian political power system, verifying whether this stagnation of the indexes of school utilization and the low quality of Brazilian education, interfere directly in the political system - for the weak existing political representation and non-renewal of these political frameworks in our country. For this purpose, were used the official data that serves as a parameter for the promotion of public policies for the educational area, such as the results of the (ENEM) and the Basic Education Evaluation System (SAEB). What factors, despite some direct interventions and programs in the educational area, intervenes in the low level of student learning. Is this low quality of education contributing to a growth of functional illiteracy? Is this problem a generative fact for apathetic culture in schools and is it a causal for non-renewal in political frameworks? It was prioritized the verification of quality data of the teaching at the finals levels of basic education, mainly due to the relevance of these in the transitional stages in basic education for higher education, as well as the condition of cognitive development in school for the choice of representations in policies issues. Three questions may be asked: i) What factor or factors linked to the political issues may still be influencing for this low quality in education? ; ii) As we educators, can we contribute to altering the framework for better proficiency of education within of the educational institutions?; and iii) Is maintaining this low level of the quality of Brazilian education, is intentional? Is it directed to compromise the understanding and decoding of policy in students? The above reflections aims to stimulate a more deeper study for the understanding of the landmarks that delimits the domains and little interest of the areas of education in more thorough studies around the binomial “directed policy” and “quality of education”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducacao : Politica : Brasilpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPolitical Cultureen
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectQualityen
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subjectIlliteracyen
dc.subjectCultura políticapt_BR
dc.subjectPoliticsen
dc.titleA produção do analfabetismo funcional cidadão : a influência da educação no sistema político no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061766pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples