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dc.contributor.authorMartins, Ana Taispt_BR
dc.date.accessioned2018-03-08T02:25:10Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1808-2599pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173210pt_BR
dc.description.abstractA partir de enunciados que dão pistas a propósito da criatividade e da subjetividade na produção teórica brasileira sobre fotografia, discute-se a noção de sujeito que aí se apresenta, confrontando-a com aquela derivada das teorias contemporâneas que sustentam o estilhaçamento da identidade. A conclusão de que o subjetivismo nega a criatividade por causa de seu binarismo leva-nos a buscar, junto a Heidegger e a Wunenburger, conceitos que possam viabilizar o equacionamento da ideia de um sujeito instável com a da criação. Reconhece-se um obstáculo antropológico – e não epistemológico − oferecido pela constante que redunda ora no pensamento esquizomorfo ora no pensamento gliscomórfico, consubstanciado simultaneamente na afirmação da soberania arrogante sobre e na integração alienada à (imagem) técnica. Conclui-se pela necessidade de uma saída bifurcada através da coincidentia oppositorum que faz de um terceiro elemento o ponto de sustentação e justificação do que inicialmente foi um binarismo, restituindo a demiurgia possível ao sujeito multiplicável.pt_BR
dc.description.abstractBased on the utterances that give us clues about the creativity and subjectivity in the Brazilian literature on photography, we discuss here the notion of subject presented therein, comparing it against the one deriving from contemporary theories that support the identity’s shattering. The conclusion that subjectivism negates creativity because of its binarism has led to turn to Heidegger and Wunenburger for concepts capable of helping us equate the idea of an unstable subject with that of creation. We acknowledge an anthropological obstacle – and not an epistemological one – provided by the constant that at times redounds to schizophreniclike thinking and at others to confused thinking, simultaneously consolidated in the affirmation of arrogant sovereignty over the technique (image) and in the alienated integration to it. We find it is necessary to have a bifurcated solution through the coincidentia oppositorum that makes a third element the support and justification point of what had initially been a binarism, restoring the possible demiurge to the multipliable subject.en
dc.description.abstractA partir de enunciados que dan pistas sobre la creatividad y la subjetividad en la producción teórica brasileña sobre fotografía, se discute la noción de sujeto que ahí se presenta, confrontándola con aquella derivada de las teorías contemporáneas que sustentan el despedazamiento de la identidad. La conclusión de que el subjetivismo niega la creatividad debido a su binarismo lleva a buscarse, junto a Heidegger y a Wunenburger, conceptos que puedan viabilizar el ecuacionamiento de la idea de un sujeto inestable con la de la creación. Se reconoce un obstáculo antropológico -y no epistemológico- ofrecido por la constante que redunda en el pensamiento esquizomorfo o en el pensamiento gliscomórfico, consubstanciado simultáneamente en la afirmación de la soberanía arrogante sobre y en la integración alienada a la (imagen) técnica. Se concluye por la necesidad de una salida bifurcada a través de la coincidentia oppositorum que hace de un tercer elemento el punto de sustentación y justificación de lo que inicialmente fue un binarismo, restituyendo la demiurgia posible al sujeto multiplicable.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofE-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 14, n. 2, (maio/ago. 2011), p. 1-13pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectFotografia : Aspectos teóricospt_BR
dc.subjectSubjecten
dc.subjectCreativityen
dc.subjectFotografíaes
dc.subjectSujetoes
dc.subjectCreatividades
dc.titleSujeito e demiurgia no gesto fotográficopt_BR
dc.title.alternativeSubject and demiurge in the photographic gesture en
dc.title.alternativeSujeto y demiurgia en el gesto fotográfico es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000824513pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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