Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRüdiger, Franciscopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-16T02:29:48Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1808-2599pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172589pt_BR
dc.description.abstractJohn Hobson concebeu estudo pioneiro do que viria a ser chamado de propaganda, em que, pela primeira vez, quem sabe, emprega a figura da agulha hipodérmica, não obstante a relativize criticamente, situando seus termos em relação à sua célebre teoria do imperialismo e a uma primitiva reflexão sobre as bases históricas da cultura de massas. Analisando como o autor desenvolve esse raciocínio em The Psychology of Jingoism (1901), revelamos no artigo a contribuição altamente original deste pioneiro aos estudos críticos de mídia. O argumento desenvolvido em conclusão é o de que, embora sua obra mostre que os meios exercem uma influência que depende do contexto histórico e das forças que nele intervêm, esta influência não tem um sentido inexorável, necessariamente favorável seja aos donos do poder e da imprensa, como demonstra, vista de forma distanciada, própria cobertura da Guerra dos Boers.pt_BR
dc.description.abstractDuring the heyday of the press age, John Hobson drafted one of the first critical analyzes of what would be called propaganda, inside which, equally as a pioneer, he employed the figure of the hypodermic needle to understand the phenomena. Composing its terms with a theory of imperialism and the elements of an early reflection on the historical basis of mass culture, he nevertheless could mitigate this schema. Analyzing how the author develops those ideas in The Psychology of jingoism (1901), the article revealed the highly original contribution to the study of the media offered by this forerunner of the critical approach. The argument developed in conclusion is that, although his work shows that the media exert an influence that depends on the historical context and the forces involved in it, this influence does not have an inexorable sense necessarily in favor of those in power, to be owners of the press, as shown, being seen in a broader historical view, the same coverage of the Boer War, the case studied by Hobson.en
dc.description.abstractJohn Hobson ha redactado, en el auge de la era de la prensa, una de las primeras criticas de lo que vendría a llamarse propaganda. En el contexto de esta crítica empleo, también de forma pionera, la metáfora de la aguja hipodérmica, comedida por su teoría del imperialismo y la reflexión por el esbozada sobre las bases históricas y psicológicas de la naciente cultura de masas. Mediante análisis de la manera como el autor desarrolla este argumento en La psicología de lo jingoísmo (1901), el artículo revela la contribución muy original al estudio de los medios propuesta por este primeiro crítico de los medios. El argumento desarrollado en conclusión es que, a pesar de que su trabajo demuestra que los medios de comunicación ejercen una influencia que depende del contexto histórico y de las fuerzas que intervienen en ella, esta influencia no tiene que ser siempre favorable a aquellos en el poder, o para los dueños de la prensa, como muestra, vista en una perspectiva histórica más amplia, la propia cobertura de la guerra de Boer, el caso estudiado por Hobson.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofE-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 16, n. 1, (jan./abr. 2013), p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeoria da comunicaçãopt_BR
dc.subjectCritical communication studies: historical rootsen
dc.subjectJohn Hobson: The psychology of jingoismen
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectHistory of communicative thinkingen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEstudios críticos de la comunicaciónes
dc.subjectJohn Hobson: The psychology of jingoismes
dc.subjectHistória de lo pensamiento comunicacionales
dc.titleJohn Hobson e a psicologia do jingoísmo: a metáfora da agulha hipodérmica e as origens da teoria crítica da propagandapt_BR
dc.title.alternativeJohn Hobbes and the psychology of jingoism : the metaphor of the hypodermic needle and the origins of critical propagandaen
dc.title.alternativeJohn Hobson y la psicologia del jingoísmo : la metáfora de la aguja hipodérmica y los orígenes de la teoría crítica de la propagandaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000892833pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples