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dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorDall'Olmo, Alecsandropt_BR
dc.date.accessioned2009-09-16T04:17:44Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17245pt_BR
dc.description.abstractO estudo busca contribuir para a reflexão sobre a experiência do bailarinoator sobre a cena contemporânea, onde se exige a presença de um corpo concreto, mas igualmente um corpo pensamento; um corpo capaz de captar seu espaço exterior e ao mesmo tempo um corpo transparente, revelador de seu avesso. Na intersecção dança e teatro, o estudo reconhece o papel preponderante de Vaslav Nijinsky, Pina Bausch, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski no surgimento deste novo sujeito da cena e a influência do fazer no bailarino em Porto Alegre e examina, à luz de referenciais filosóficos questões referentes ao movimento como impulsão vital, ao corpo-pensamento, a autoria e a presentificação. Nesta perspectiva, o movente imaginado por Artaud e delineado por Nijinsky encontra eco no bailarino-ator de Pina Bausch. Grotowski e a coreógrafa alemã encontramse no empenho pela libertação do corpo e na realização de procedimentos capazes de promover o mergulho profundo do artista sobre si mesmo. Assim, o bailarino aparece, em última instância, como autor de um novo corpo, obra artística que incita à recriação da organização do mundo.pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to contribute on the reflection about the dancer-actor experience on the contemporary scene, which demands the presence of a concrete body but equally a thought-body: a body able of capturing its external space and at the same time able of being a transparent body, that reveals its inside out. On the theatre-dance intersection, the study acknowledges the preponderant role of Vaslav Nijinsky, Pina Bausch, Antonin Artaud and Jerzy Grotowski in the emergence of this new scene subject and on the influence of Porto Alegre's dancer performance. Through philosophical references, the thesis looks at questions concerning movement as vital impulse, as well as the thought-body, the authorship and the presentification. In this perspective, the dancer imagined by Artaud and shaped by Nijinsky finds his/her resonance on Pina Bausch's dancer-actor. Grotowski and the German choreographer meet on the commitment for the body freedom and in the creation of procedures that promote the deep immersion of the artist on him/her self. Therefore, the dancer emerges, as last resort, as author of a new body, work of art that arouses to recreate the world organization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectAtores-dançarinospt_BR
dc.subjectPerformance (Teatro)pt_BR
dc.subjectThought-bodyen
dc.subjectDança : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectDancer-actoren
dc.subjectCreation processen
dc.subjectCorpo : Teatro : Dançapt_BR
dc.subjectWork on oneselfen
dc.subjectProcesso de criação : Dançapt_BR
dc.subjectPresentificationen
dc.titleBailarino-ator-autor : a experiência do corpo biográfico no fazer de companhias gaúchaspt_BR
dc.title.alternativeDancer-author-actor: the experience of the biographical body en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000713301pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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