Show simple item record

dc.contributor.authorKrug, Camila de Fátimapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Rosângela de Fátima Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2017-11-25T02:27:07Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1980-4512pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170587pt_BR
dc.description.abstractTrata-se do relato de uma pesquisa realizada em uma creche pública localizada no município de Porto Alegre-RS. Tal pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e gênero, com delineamento de estudo de caso. As análises estão ancoradas nesta perspectiva, a partir da reflexão sobre cenas observadas e selecionadas na rotina de sala de uma turma de Maternal 2. Os resultados obtidos apontam que as representações dos marcadores de gênero atribuídos ao feminino e masculino em nossa sociedade se entrecruzam com o pedagógico, impedindo em alguns momentos as crianças de participar das atividades, como na exploração de materiais de cunho artístico, e em outros, impelindo suas participações, como no exemplo das fantasias. Pretende-se assim, que os apontamentos feitos com a pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre as conexões entre corpo e gênero na educação infantil, e a atuação docente.pt_BR
dc.description.abstractThis is the report of a survey conducted in a public day care center in the municipality of Porto Alegre-RS. This research was conducted in a qualitative approach in a cultural perspective of the body and gender concepts with case study design. Analyses are anchored in this perspective, from the reflection of scenes observed and selected in the routine of a group of Maternal room 2. The results indicate that the representations of gender markers attributed to the female and male in our society are interwoven with the pedagogical, preventing at times the children to participate in activities such as the exploration of artistic imprint materials, and others, urging their participation, as in the example of costumes. It is thus intended that the notes made with the research can contribute to the reflection on the connections between body and gender in early childhood education, and teaching practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofZero-a-Seis. Florianópolis. Vol. 18, n. 34 (jul./dez. 2016), p. 249-266pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenreen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChildren educationen
dc.titleO chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativePink slipper : body and gender in early children educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001051239pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record