Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIndrusiak, Elaine Barrospt_BR
dc.contributor.authorCarli, Eduarda dept_BR
dc.date.accessioned2017-11-18T02:35:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170417pt_BR
dc.description.abstractAs histórias de Sherlock Holmes cativam inúmeros leitores desde que o primeiro romance foi publicado em 1887 pelo autor escocês Sir Arthur Conan Doyle. As aventuras vividas pelo grande detetive Sherlock Holmes e seu companheiro Dr. John Watson têm sido adaptadas para outras mídias desde 1890, e épocas diferentes apresentam diferentes interpretações das personagens. Duas das mais recentes adaptações televisivas, Sherlock (2010 –), da BBC, e Elementary (2012 –), da CBS, se passam na contemporaneidade, inspirando uma reconfiguração das personagens, principalmente a de John Watson, considerando o fato de que ele não é mais o principal narrador das histórias na mídia audiovisual – o narrador fílmico é quem cumpre esse papel –, abrindo novas possibilidades para os papéis da personagem. Tais possibilidades motivam esta dissertação, que propõe um estudo da caracterização da personagem literária nos romances Um estudo em vermelho (1887) e O cão dos Baskerville (1902), para então considerar sua nova caracterização nas duas séries televisivas mencionadas acima. O trabalho, portanto, está dividido em quatro capítulos. O primeiro apresenta uma introdução ao autor e a relação com sua própria obra, além de um panorama histórico das adaptações fílmicas e televisivas, enfatizando as caracterizações de Watson nelas. O segundo apresenta as teorias que alicerçam a análise, particularmente a narratologia literária de Mieke Bal (2009), a narratologia fílmica de Peter Verstraten (2009), e as considerações de Jason Mittell (2015) acerca da personagem televisiva. Os capítulos três e quatro trazem as análises dos romances e séries de televisão respectivamente, focando nas (re)configurações da personagem Watson. Ao final deste trabalho, esperamos ter contribuído para um aprofundamento e diversificação dos estudos de personagem a partir de referenciais narratológicos, linha de estudos pouco desenvolvida, especialmente no Brasil. Da mesma forma, pretendemos demonstrar como adaptações televisivas exploram e amplificam o papel de personagens-narradoras, dando a elas e a outras personagens mais autonomia na obra audiovisual.pt_BR
dc.description.abstractThe Sherlock Holmes stories have captivated innumerous readers since the first novel was published in 1887 by Scottish author Sir Arthur Conan Doyle. The adventures lived by the Great Detective Sherlock Holmes and his companion Dr. John Watson have been adapted to other media from as early as 1890, and different times present different portrayals of the characters. Two of the latest television adaptations, BBC’s Sherlock (2010 –) and CBS’s Elementary (2012 –), are set in contemporary times, inspiring a reconfiguration of the characters, especially John Watson, considering the fact that he is not the main narrator of the stories in the audiovisual medium – the filmic narrator fulfills that function –, opening new possibilities for the character’s roles. These possibilities motivate this thesis, and we propose a study of the characterization of the literary character in the novels A Study in Scarlet (1887) and The Hound of the Baskervilles (1902), so that we can consider the new Watson’s characterization in the two television series aforementioned. Therefore, the thesis is divided into four chapters. The first presents an introduction to the author and his relation to his own work, along with a historical overview of film and television adaptations, emphasizing Watson’s characterization. The second presents the theoretical framework of the analyses, particularly the literary narratology as proposed by Mieke Bal (2009), film narratology as proposed by Peter Verstraten (2009), and Jason Mittell’s (2015) considerations about television characters. Chapters three and four are dedicated to the analyses of the novels and television series respectively, focusing on Watson’s (re)configurations. By the end of this work, we hope to have contributed to the further development and diversification of character studies with the use of narratological references, an undeveloped line of studies, especially in Brazil. In addition, we hope to demonstrate how television adaptations explore and amplify the role of character-narrators, giving them and other characters more autonomy in the audiovisual work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnglish Literatureen
dc.subjectDoyle, Arthur Conan, 1859-1930. Sherlock Holmespt_BR
dc.subjectSherlock Holmes (Personagem)pt_BR
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectCharacteren
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectDr. Watsonen
dc.subjectAdaptação para televisãopt_BR
dc.titleThe role of adaptations in the reconfiguration of Dr. John Watson within the Sherlock Holmes canonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001053195pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples