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dc.contributor.advisorHeineck, Karla Salvagnipt_BR
dc.contributor.authorSchifino, Giovana Palermopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-18T02:34:56Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170372pt_BR
dc.description.abstractO vazamento e/ou derramamento de combustíveis derivados do petróleo no solo são a principal causa da poluição do sobsolo. Ao atingirem a subsuperfície, parte dos contaminantes volatiliza-se na atmosfera, e parte infiltra na superfície do solo atingindo camadas mais profundas; comprometendo a qualidade desse meio. A mobilidade e o transporte dos contaminantes no solo são fenômenos bastante complexos, influenciados por propriedades especificas dos poluentes e do meio poroso. Dentre as propriedades dos combustíveis que delineiam o deslocamento dos mesmos destacam-se: densidade, viscosidade, solubilidade e pressão de vapor. As características do solo, além de delinearem o transporte de substâncias na subsuperfície, ainda, definem a sua susceptibilidade a poluição e governam o processo de seleção da tecnologia de remediação a ser aplicada na área contaminada. Alguns parâmetros do solo de fundamental importância são: textura, heterogeneidade, condutividade hidráulica, teor de material orgânico e umidade. Dessa forma, a presente monografia versa acerca da aplicabilidade técnica de mecanismos de tratamento em solos contaminados por gasolina e óleo diesel. Realiza-se uma análise descritiva da viabilidade de utilização de algumas tecnologias comumente aplicadas em solos com baixa resistência a poluição no estado do Rio Grande do Sul, a fim de criar uma referência prática para auxiliar no processo de planejamento de remediação e gestão de sítios contaminados.pt_BR
dc.description.abstractLeakage and/or spillage of petroleum fuels in the soil are the major cause of pollution subsurface. Upon reaching the subsurface part of the contaminants volatilize in atmosphere, and part infiltrates the soil surface reaching deeper layers; compromising the quality of the environment. The mobility and transport of the contaminants in the soil are very complex phenomenon, influenced by specific properties of pollutants and soil type. Among the fuel properties that delineate the displacement thereof highlights - are: density, viscosity, solubility and vapor pressure. The soil characteristics, in addition to delineate the transport of substances into the subsurface, also define its susceptibility to pollution and govern the selection process of remediation technology to be applied. Some soil parameters of fundamental importance are: texture, heterogeneity, hydraulic conductivity, organic matter content and moisture. Thus, the present monograph concern on the technical applicability of treatment technologies of cleanup of soils contaminated with gasoline and diesel fuel. Conducts a descriptive analysis of the feasibility of use of certain technologies commonly applied on soils with low resistance to pollution in the state of Rio Grande do Sul; in order to create a practical reference to assist in remediation planning process and management of contaminated sites.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContaminação do solopt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectRecuperação do solopt_BR
dc.titleAvaliação da viabilidade de aplicação das técnicas de tratamento de sítios contaminados por combustíveis derivados do petróleo em solos pouco resistentes a impactos ambientais no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001052239pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Pesquisas Hidráulicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Ambientalpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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