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dc.contributor.advisorMartins, Tatiane S.pt_BR
dc.contributor.authorSchirmer, Guilherme Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2017-11-08T02:28:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170092pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo principal analisar qual o impacto da meritocracia no desenvolvimento da carreira dos docentes que atuam nas Instituições de Ensino Superior – IES. Para isso estipulou-se como objetivos específicos compreender o modelo meritocrático utilizado pelas instituições de ensino na estruturação dos planos de carreira, através da visão dos docentes, identificar os fatores motivacionais e desmotivacionais na utilização do modelo meritocrático na construção dos planos de carreira do magistério superior e identificar a opinião dos professores sobre a importância da educação continuada no desenvolvimento da carreira. Além disso, propor um modelo para ações que esclareçam a utilização da meritocracia. Quanto a metodologia, utilizou-se como procedimento de investigação a Pesquisa Social, sendo de natureza aplicada, com objetivos exploratórios com uma abordagem qualitativa. Através do material teórico, formulou-se uma base de conhecimento para atingir os objetivos propostos. Foram abordados para isto temas como, Gestão de Pessoas, Organização Empresarial, Avaliação de Desempenho, Meritocracia e o Mercado de Educação. Houve a aplicação de questionário com docentes do ensino superior, promovendo material para análise de conteúdo dos dados servindo na busca das respostas aos objetivos propostos no início deste estudo e como principal resultado, identificou-se que para os docentes a simples aplicação de um processo meritocrático em seus planos de carreira, não atua como princípio motivador.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents as main objective to analyze how the meritocracy interferes in the performance of the teachers who work in the Institutions of Higher Education. For this purpose, the recognition of the meritocratic models used by educational institutions through the teachers' vision, the identification of the motivational and demotivational factors in the use of the meritocratic model in the construction of the career plans of the higher teaching profession, the verification of the feeling Of teachers on the importance of continuing education in the development of their careers. In addition, propose a model for actions that clarify the use of meritocracy. As for the methodology, the Social Survey was used as a research procedure, being of an applied nature, with exploratory objectives with a qualitative approach. Through the theoretical material, a knowledge base was formulated to reach the proposed objectives. Topics such as People Management, Business Organization, Performance Evaluation, Meritocracy and the Education Market were addressed. A questionnaire was applied with higher education teachers, promoting material for data content analysis, serving to answer the objectives proposed at the beginning of this study and as main result, it was identified that for the teachers the simple application of a meritocratic process In their career plans, does not act as a motivating principle.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCareeren
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMeritocracyen
dc.subjectMeritocraciapt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleMeritocracia : desenvolvimento dos profissionais da área de educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001052934pt_BR
dc.degree.grantorFaculdade Porto-Alegrensept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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