Análise de viabilidade econômico-financeira de uma microcervejaria artesanal na cidade de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A cerveja artesanal é um produto que está ganhando espaço no cenário comercial brasileiro. O aumento no consumo deste tipo de bebida vem atraindo a atenção dos empreendedores e fazendo crescer o número de cervejarias artesanais no país. Atualmente, existem mais de 370 cervejarias artesanais no país e as expectativas são de que esse número continue aumentando. Nesse contexto, pretendeu-se analisar a viabilidade econômico-financeira de abrir uma microcervejaria artesanal de pequeno porte na cidad ...
A cerveja artesanal é um produto que está ganhando espaço no cenário comercial brasileiro. O aumento no consumo deste tipo de bebida vem atraindo a atenção dos empreendedores e fazendo crescer o número de cervejarias artesanais no país. Atualmente, existem mais de 370 cervejarias artesanais no país e as expectativas são de que esse número continue aumentando. Nesse contexto, pretendeu-se analisar a viabilidade econômico-financeira de abrir uma microcervejaria artesanal de pequeno porte na cidade de Porto Alegre sob duas óticas distintas, a de fabricação do produto e a de terceirização da produção. O método de pesquisa utilizado foi o exploratório. Os dados necessários para esta análise foram obtidos através de trabalhos acadêmicos e obras literárias relacionadas à área de finanças. Após a elaboração e análise dos dados, conclui-se que é financeiramente viável abrir uma cervejaria artesanal na cidade de Porto Alegre considerando ambos os modelos, o de produção e o de terceirização da produção. O modelo de terceirização da produção se mostrou mais atrativo do ponto de visto econômico-financeiro. ...
Abstract
Craft Beer is a product that is gaining space on the Brazilian market. The consumption rise of this kind of drink is attracting attention of entrepreneurs and rising the number of craft breweries in the country. Nowadays there are more than 370 craft beer breweries in Brazil, and the expectations are that these number will keep growing. In this context, the aim was to analyze the financial viability of opening a microbrewery company in Porto Alegre, considering two different ways to produce, th ...
Craft Beer is a product that is gaining space on the Brazilian market. The consumption rise of this kind of drink is attracting attention of entrepreneurs and rising the number of craft breweries in the country. Nowadays there are more than 370 craft beer breweries in Brazil, and the expectations are that these number will keep growing. In this context, the aim was to analyze the financial viability of opening a microbrewery company in Porto Alegre, considering two different ways to produce, the first one manufacturing the product and the other one outsourcing the production. The method used was the exploratory research. The data needed for the analysis was obtained through academic works and literary works related to the finance area. After the elaboration and analysis of the obtained data, it is concluded that it is financially feasible to open a microbrewery in Porto Alegre considering both models, production and outsourcing. The outsourcing method is considered more attractive from a financial perspective. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3125)
Este item está licenciado na Creative Commons License