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dc.contributor.advisorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorRamanava, Lizavetapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T02:26:55Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169848pt_BR
dc.description.abstractO transporte público é essencial para assegurar a acessibilidade às atividades e serviços das pessoas. Com a gradual queda da demanda por transporte público e o aumento da população nas áreas urbanas, o problema de saturação das vias públicas se agrava rapidamente. Isso ocorre porque existe uma tendência entre as pessoas a se locomover recorrendo a veículos privados ao invés do transporte público, gerando um quadro nada sustentável que aumenta os congestionamentos, a poluição e os acidentes de trânsito. As empresas operadoras de transportes coletivos buscam reverter essa situação por meio de investimentos eficientes nos atributos que se mostram mais impactantes na visão dos seus usuários. Nesse contexto o presente trabalho objetivou analisar as características mais importantes para os usuários do transporte por ônibus de Porto Alegre além de testar a disposição do passageiro a caminhar distâncias maiores até o ponto de parada com o âmbito de obter uma melhora no tempo de espera. O trabalho foi modelado utilizando-se o método de best-worst scaling, no qual se aplicou um questionário em que o entrevistado fazia uma escolha entre duas situações, como no método da preferência declarada, e em seguida, optava pelo atributo mais e menos atrativo do cenário eleito. A elaboração do questionário envolveu cinco atributos, revisados na literatura e considerados adequados para o contexto local. Os cenários apresentados no questionário foram planejados por meio de desenhos eficientes. Dentre os atributos utilizados no questionário a distância a ser caminhada até o ponto de parada, a lotação e o intervalo de tempo entre o ônibus, demonstraram ser os mais importantes pela aproximação best. Enquanto isso, pela aproximação worst, as características estimadas como as mais relevantes foram: quantidade de policiais por mil habitantes, distância a ser caminhada até o ponto de parada e intervalo e a lotação do coletivo. Os resultados do trade-off entre a distância caminhada a mais por um ônibus de maior frequência demonstrou que as pessoas entrevistadas estão dispostas a caminhar 231,5 m a mais para diminuir o tempo da frequência do ônibus em aproximadamente 5 minutos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleImportância das características do transporte público na disposição a caminhar por um melhor nível de serviço : aplicação da técnica de best-worst scalingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051024pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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