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dc.contributor.advisorGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.contributor.authorHorvath, Daniela Bandeirapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T02:26:48Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169834pt_BR
dc.description.abstractA conjuntura atual de mobilidade urbana das cidades brasileiras mostra-se desgastada e incapaz de atender, de forma eficiente a demanda por viagens da população. O conceito de transporte individual mostra-se cada vez mais ineficaz na função de prover deslocamento rápido, assim como o incentivo à construção de vias para sua circulação já não é mais solução para melhorar questões de congestionamentos em espaços urbanos. Nesse contexto, surgem maneiras alternativas de deslocamento que, além de aliviar o tráfego de veículos motorizados, caracterizam-se por sua sustentabilidade. Entre elas, destaca-se a bicicleta, uma forma muito vantajosa de transporte, com baixos impactos ambientais e de fácil acesso. Seu uso crescente nas cidades brasileiras depara-se com a falta de infraestrutura e investimento na área. Esse cenário abre precedentes para discussões sobre a maior utilização do modal confrontado com a falta de segurança viária transmitida a seus usuários. O trabalho a ser desenvolvido pretende abordar esse cenário, levantando questões ligadas à segurança viária, através de identificação de critérios de avaliação de espaços para ciclistas. Além disso, contemplará um estudo específico de trecho de ciclofaixa, que será avaliado de acordo com critérios de avaliação de desempenho da via em relação à segurança. Essa análise identificou uma série de inconformidades presentes na ciclofaixa, muitas delas constantes ao longo de toda sua extensão. A maioria dos problemas decorria da falta de manutenção da infraestrutura, além de características fora dos padrões internacionais recomendados. Esse tipo de pesquisa mostra-se importante, pois estudos como esse permitem o melhor entendimento da interação do usuário com a via utilizada, dentro do contexto de segurança. As necessidades e percepções do ciclista são fundamentais para o desenvolvimento de novos métodos de gestão do espaço urbano, que visam a correta tomada de decisão, elevando o nível de serviço prestado à sociedade. Dessa forma, torna-se possível a realização de planejamentos sólidos e criação de infraestruturas favoráveis aos ciclistas, proporcionando qualidade de vida para os usuários e população como um todo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleSegurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCórdova Junior, Ramiro Sebastiãopt_BR
dc.identifier.nrb001051122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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