Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCunha, Antônio Carlos Borgespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jeferson Colling dapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-12T02:50:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169486pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em dois volumes, sendo o primeiro um memorial de composição e o segundo a partitura e gravação do Septeto - para cordas, piano e acordeom, peça que foi composta no segundo ano do curso de mestrado. O memorial inicia com breve comentário sobre o processo de composição e aspectos técnicos do Quinteto para cordas e piano, composição desenvolvida no curso de mestrado durante o primeiro ano e relevante para a posterior composição do Septeto. Relativo ao Septeto, são abordados o planejamento de sua da forma e conteúdo expressivo, seguido da descrição e comentários a respeito do processo de composição de cada movimento. O memorial passa então a uma seção mais analítica que tem como objetivo demonstrar recursos usados na busca de identidade expressiva de cada movimento e de unidade para o todo. Essa análise trata dos desafios e soluções referentes às conexões dos diversos materiais encontrados na música, dos critérios para a organização das alturas, da orquestração, do uso do ritmo e métrica, bem como das referências musicais que estimularam o processo criativo. Ao final é feita uma avaliação crítica do processo composicional e dos resultados alcançados.pt_BR
dc.description.abstractThe Septet for strings, piano and accordion was composed during the second year of my master’s course and consists of seven movements, with a total duration time of 53 minutes. The volume I of this paper will present and analyze the composition of the Septet and the volume II present the scoring and record of thenpiece. This paper starts with a brief commentary about the composition process and technical aspects of the Quintet for strings and piano, a piece created during my first year of the master’s course and relevant to the later composition of the Septet. Concerning the Septet, it will be addressed the planning of its form and its expressive content, followed by a description and commentary of each movement’s composition process. After that, this project will analyze the resources used in the pursue of the expressive identity of each movement and the pursue of a sense of unity for the whole piece. The analysis addresses the challenges and solutions found in the process of connecting the diverse nature of the different movements, as well as discuss the criteria used for determining the pitch structure, orchestration, use of rhythm and metrics, and musical references that stimulated the creative process. At the end, a critical evaluation of the compositional process and the achieved results will be made.en
dc.format.mimetypeaudio/mpeg
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectMusical Compositionen
dc.subjectCompositional Processen
dc.subjectProcesso composicionalpt_BR
dc.titleSepteto para cordas, piano e acordeom : planejamento e processo composicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001049347pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem