Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPieniz, Mônica Bertholdopt_BR
dc.contributor.authorStölben Júnior, Paulo Antôniopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-12T02:50:05Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169484pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral compreender como as mulheres militares marinheiras são apresentadas na comunicação organizacional da Marinha do Brasil através dos seus uniformes. A base teórica consiste em autores que dialogam com cultura, identidade e comunicação organizacional, bem como moda, corpo e vestimenta. A metodologia consiste em um estudo de caso de caráter qualitativo através da pesquisa bibliográfica, análise documental e de conteúdo. Ao final, o aporte metodológico nos permite dividir os materiais em história da instituição, a feminização das Forças Armadas brasileiras, como foco na Marinha do Brasil, passando por sua hierarquia e uniformes. A monografia se encerra com uma leitura flutuante do website e das redes sociais, com o recorte do vídeo “Mulheres na Marinha do Brasil” do canal oficial da Marinha no Youtube e considerações sobre o apanhado geralpt
dc.description.abstractThe present study has as overall objective the understanding of how the military marines’ women are presented by the organizational communication of the Brazilian Navy through their uniforms. The theoretical basis consists of authors that dialogue with culture, identity and organizational communication, as well as fashion, body and garment. The methodology consists of a case study with a qualitative aspect through the medium of bibliographical research, and documental and content analysis. By the end, the methodological input allows us to separate the materials into history of the institution, the feminization of the Brazilian Armed Forces, focusing on the Brazilian Navy, noting its hierarchy and uniforms. The monograph closes with a fluctuating reading of the website and social medias, an analysis of the Mulheres na Marinha do Brasil video from the Brazilian Navy’s official Youtube channel, and considerations about the studied topics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectUniforme de trabalhopt_BR
dc.subjectMilitary womenen
dc.subjectBrazilian Navyen
dc.subjectUniformen
dc.titleUniformes como elementos da comunicação organizacional: o caso das mulheres na Marinha do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001048737pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples