Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Sabino da Silvapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Viviane de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T02:25:59Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168811pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho é analisar através de uma revisão da literatura os possíveis fatores que induzem ao erro dos agentes na tomada de decisões econômicas. Para esse fim, foram abordadas duas visões diferentes da teoria econômica acerca da tomada de decisão de consumo: o modelo tradicional de consumo e a perspectiva da economia comportamental. A hipótese é a de que a teoria clássica do consumidor não se mostra apta a explicar sozinha o comportamento dos agentes econômicos, sendo para tanto necessário utilizar-se também de aporte teórico advindo da Economia Comportamental. Há farta evidência de que o comportamento dos consumidores por vezes não pode ser explicado apenas pelo modelo tradicional de consumo, dado que fica claro que nem todos os indivíduos tomam sempre as melhores decisões econômicas, cometendo erros através de certas condutas impulsivas e outras falhas cognitivas, as quais não estão ligadas necessariamente a uma escolha racional.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze through a literature review the possible factors that induce error of agents in making economic decisions. In this aim, were approached two different views from the economic theory about consumer decision making: the traditional model of consumption and the perspective of behavioral economics. The hypothesis is that the classical theory of the consumer is not able to explain the behavior of economic agents by themselves, and therefore it is necessary to use theoretical input from Behavioral Economics. There is abundant evidence that consumer behavior can sometimes be explained not only by the traditional consumption model, since it is clear that not all individuals always make the best economic decisions, making mistakes through certain impulsive behaviors and other cognitive failures, which are not necessarily linked to a rational choice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheory of consumptionen
dc.subjectEconomia comportamentalpt_BR
dc.subjectTeoria do consumidorpt_BR
dc.subjectBehavioral economicsen
dc.subjectNeuroeconomicsen
dc.titleEconomia comportamental e os fatores que levam indivíduos ao erro na tomada de decisões : uma análise exploratória da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples