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dc.contributor.authorEvers, Alinept_BR
dc.contributor.authorFinatto, Maria José Bocornypt_BR
dc.date.accessioned2017-09-20T02:31:56Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2447-9551pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168725pt_BR
dc.description.abstractPartindo da visão teórica e metodológica da Linguística de Corpus (LC), conjugada com metodologias do Processamento de Linguagem Natural (PLN), apresenta-se aqui um trabalho de léxico-estatística textual com produções textuais escritas por estudantes de português como língua adicional (PLA). Inicialmente, discute-se a relevância de aspectos quantitativos da linguagem, especialmente a característica de frequência de palavras, conforme propostos por Biderman (1978, 1996) e Hoffmann (2007). Em seguida, situa-se a LC e o PLN e relata-se uma pesquisa (EVERS, 2013) que propôs uma metodologia de avaliação automática aplicada a textos produzidos no contexto do exame Celpe-Bras – um exame de proficiência do português brasileiro. Fazendo uso do Aprendizado de Máquina (AM) supervisionado, uma técnica de PLN, cotejaram-se padrões lexicais e coesivos para distinguir níveis de proficiência e calcularam-se parâmetros de coesão, de coerência e de inteligibilidade textual de uma amostra de textos. Por fim, a proposta de metodologia que associa LC e PLN é problematizada e são apontados seus limites, vantagens e futuras aplicações.pt_BR
dc.description.abstractBased on the theoretical and methodological framework of Corpus Linguistics (CL), and allied to Natural Language Processing (NLP) techniques, we present a lexicostatistical study about textual productions written by students of Portuguese as an additional language. We begin by discussing the relevance of quantitative language studies, specially regarding word frequencies, as proposed by Biderman (1978, 1996) and Hoffmann (2007). Then, we situate CL and NLP and their role in the proposition of a methodology (EVERS, 2013) for automatic essay score applied to texts produced in the context of Celpe-Bras – a Brazilian Portuguese as an additional language proficiency exam. By using supervised Machine Learning (ML), a NLP technique, it was possible to identify lexical cohesive patterns and distinguish levels of proficiency using such patterns. Cohesion, coherence and intelligibility parameters were used and the text sample was submitted for examination. At the end, the proposed methodology combines CL and NLP and it is problematized: we point out limits, advantages and future applications for the results found with this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista GTLex. Uberlândia, MG. Vol. 1, n. 2 (jan./jun. 2016), p. [271]-295pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLingüística de corpuspt_BR
dc.subjectCorpus linguisticsen
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLexicostasticen
dc.subjectPortuguese as an additional languageen
dc.subjectLinguagem naturalpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleLinguística de corpus, léxico-estatística textual e processamento de linguagem natural : perspectiva para estudos de vocabulário em produções textuaispt_BR
dc.title.alternativeCorpus linguistics, lexicostatistics and natural language processing : perspective for vocabulary studies about essaysen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001047485pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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