Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComim, Flavio Vasconcellospt_BR
dc.contributor.authorGaspary, Danielle Eiflerpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-15T02:30:00Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/167288pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretende analisar o impacto do sistema educacional no desempenho dos alunos. O objeto de pesquisa está relacionado ao baixo aproveitamento dos discentes no Brasil. Embora a literatura econômica aponte evidências do efeito-aluno e efeito-escola, pouco se discute sobre o impacto do sistema educacional como um todo. Para tanto, procurase analisar a construção dos sistemas educacionais de Cingapura e Finlândia, pois são dois países que reformaram o cenário institucional da educação num curto espaço de tempo e alcançaram resultados significativos. Após a análise histórica, empenha-se na apresentação de dados comparativos de ambos os países e do Brasil a fim de verificar quais são as lições a serem exploradas no contexto brasileiro. Espera-se que o trabalho contribua para o debate na conjuntura atual do país, propondo uma reflexão sobre quais políticas e incentivos educacionais poderiam melhorar a qualidade da educação no nosso país.pt_BR
dc.description.abstractThe present study analyses the impact of the educational system on students' performance. The research object is related to the low performance by students in Brazil. Although the economic literature points to student-effect and school-effect evidence, little is said about the impact of the education system as a whole. The main goal is to analyze the construction of educational systems in Singapore and Finland, as these two countries have reformed their education system in a short time and have achieved significant results. After the historical analysis, it undertakes the presentation of comparative data from both countries and Brazil in order to verify what are the lessons to be explored in the Brazilian context. It is hoped that the work will contribute to the debate in the current conjuncture of the country, proposing a reflection on what policies and educational incentives could improve the quality of education in our country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational systemen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSingaporeen
dc.subjectFinlanden
dc.subjectPublic policies for educationen
dc.titleQualidade da educação : quais as lições que podemos aprender com as reformas educacionais de Cingapura e Finlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001020153pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples