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dc.contributor.advisorComim, Flavio Vasconcellospt_BR
dc.contributor.authorVieira, Luciane Machimpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-15T02:29:06Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/167272pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise da relação existente entre as práticas parentais e o desempenho acadêmico das crianças. Diversos autores abordam a questão da importância dos pais para o desenvolvimento adequados das habilidades cognitivas e socioemocionais dos filhos, que possui forte impacto na aprendizagem das crianças. Estudar os estilos e práticas educativas adotadas pelos pais é fundamental uma vez que eles são fortes determinantes da forma como se dará a interação entre os integrantes do ambiente familiar. As práticas educativas são essenciais visto que estimulam resultados específicos, como é o caso de melhorias no desempenho escolar. Assim, foram utilizados os dados do Saeb (questionários aplicados nos alunos e professores mais os resultados nas provas de proficiência em língua portuguesa e matemática) para o 5º ano do Ensino fundamental com corte para o Rio Grande do Sul e por meio de uma regressão logística multinomial se mediu o quanto se aumenta ou reduz a probabilidade de um aluno que recebe incentivos parentais estar em determinado nível em comparação com um aluno que não recebe tais incentivos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the relationship between parental practices and the children’s academic achievement. Several authors discuss the importance of the family for the adequate development of children's cognitive and socioemotional abilities, which has a strong impact on children's learning. Studying the styles and educational practices adopted by the parents is fundamental since they are strong determinants of the way the interaction between the members of the familiar environment will be given. Educational practices are essential because they stimulate specific outcomes, such as improvements in academic achievement. Thus, the data of Saeb 2013 (questionnaires applied to students and teachers plus the results in the tests of proficiency in Portuguese and mathematics) for the 5th year of primary education were used with a cut for Rio Grande do Sul and through a multinomial logistic regression we measured how much increases or reduces the probability of a student receiving parental incentives to be at a certain level compared to a student who does not receive such incentives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcademic achievementen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectEconomics of educationen
dc.subjectMultinomial logistic regressionen
dc.subjectParental practicesen
dc.titleImpacto das práticas parentais no desempenho acadêmico das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021328pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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