Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDella Libera, Aline Lemos da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mayra Gomes dapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-30T02:33:57Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165913pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi compreender, a partir da autobiografia, quais elementos tornam-se fundamentais para uma abordagem das questões raciais no contexto escolar. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo. Nessa perspectiva, o estudo é apoiado por materiais que auxiliaram na construção da escrita: analiso os meus cadernos de infância, o diário de campo do estágio obrigatório e trago relatos memorialísticos de vivências para serem problematizadas. Utilizo esses materiais com o intuito de desdobrá-los em três eixos: o primeiro trata de um olhar que passa pela formação do estudante na educação básica com o direcionamento de refletir sobre este silenciamento das temáticas que envolvem a discussão da história e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. No segundo eixo analiso minha trajetória como estudante negra, que ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul como cotista e o desenrolar da temática nos semestres, considerando a ausência de professores(as) negros(as), dentre outros fatores. No terceiro eixo é discutida, de maneira mais ampla, esta ausência no espaço escolar e seus impactos, analisando, também, o estágio docente obrigatório que realizei no sétimo semestre do Curso e a invisibilidade da temática em minha atuação. A partir da construção destas unidades analíticas pude perceber que é necessário o estudo para abordagem da temática e que é de extrema importância municiar os alunos com os saberes da história e cultura afro-brasileira, a fim de que eles possam compreender e usufruir dos seus diretos sem receio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleProfe, você está muito negra hoje : reflexões sobre a prática docente, a partir de uma narrativa autobiográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046288pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples