Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
dc.contributor.advisor | Dorneles, Beatriz Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Gracioli, Jaqueline Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T02:33:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/165898 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa está situada na área da inclusão escolar, com ênfase na deficiência intelectual. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as possibilidades e as limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual em sala de aula de escola regular. Configura-se em uma investigação de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi feita com um sujeito deficiente intelectual, estudante da rede pública municipal de Gravataí, durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Os instrumentos utilizados foram o Diário de Campo, em que eram registradas as atividades realizadas com o sujeito, bem como as anotações sobre a realização destas atividades, e também as observações feitas diariamente do sujeito inserido no ambiente educacional. As análises apresentadas nesta pesquisa são descritas conforme o tempo de trabalho com o sujeito e os avanços perceptíveis posteriores às intervenções pedagógicas feitas diariamente. Desta forma, algumas possibilidades no trabalho com o aluno deficiente intelectual em escola regular ganharam destaque nas análises desta pesquisa, como a importância de um trabalho efetivo e práticas pedagógicas diferenciadas, a influência do vínculo afetivo com o aluno em seus avanços cognitivos, bem como a postura e o olhar do professor em relação ao seu aluno deficiente intelectual. Também se destacaram algumas limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual, como a limitação de profissionais na área da inclusão em escola regular, bem como o desconhecimento do professor em relação ao seu aluno e a deficiência que o mesmo possui. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001046226 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License