Deficiência Intelectual : uma análise das possibilidades e limitações no dia a dia em escola regular
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Date
2017Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa está situada na área da inclusão escolar, com ênfase na deficiência intelectual. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as possibilidades e as limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual em sala de aula de escola regular. Configura-se em uma investigação de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi feita com um sujeito deficiente intelectual, estudante da rede pública municipal de Gravataí, durante o segundo semestre de 2016 e o primei ...
A presente pesquisa está situada na área da inclusão escolar, com ênfase na deficiência intelectual. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as possibilidades e as limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual em sala de aula de escola regular. Configura-se em uma investigação de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi feita com um sujeito deficiente intelectual, estudante da rede pública municipal de Gravataí, durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Os instrumentos utilizados foram o Diário de Campo, em que eram registradas as atividades realizadas com o sujeito, bem como as anotações sobre a realização destas atividades, e também as observações feitas diariamente do sujeito inserido no ambiente educacional. As análises apresentadas nesta pesquisa são descritas conforme o tempo de trabalho com o sujeito e os avanços perceptíveis posteriores às intervenções pedagógicas feitas diariamente. Desta forma, algumas possibilidades no trabalho com o aluno deficiente intelectual em escola regular ganharam destaque nas análises desta pesquisa, como a importância de um trabalho efetivo e práticas pedagógicas diferenciadas, a influência do vínculo afetivo com o aluno em seus avanços cognitivos, bem como a postura e o olhar do professor em relação ao seu aluno deficiente intelectual. Também se destacaram algumas limitações no trabalho com o aluno deficiente intelectual, como a limitação de profissionais na área da inclusão em escola regular, bem como o desconhecimento do professor em relação ao seu aluno e a deficiência que o mesmo possui. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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