Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorWolkmer, Juliana Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2017-08-17T02:37:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165457pt_BR
dc.description.abstractA história do ensino de teatro no Departamento de Arte Dramática (DAD) do Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é o tema central da pesquisa, que busca compreender o processo de formação em teatro na referida instituição e suas transformações, tomando por base o período entre os anos de 1960 e 1973. A pesquisa é organizada em torno dos paradigmas da Nova História Cultural, abrangendo os conceitos de micro-história, história oral e memória. Através da metodologia da história oral, a pesquisa investiga a trajetória acadêmica de seis profissionais de teatro formados no CAD/DAD no período mencionado. A partir do registro de memórias e da organização de fontes históricas, como documentos oficiais e fotografias, busca-se refletir sobre o ensino de teatro e suas relações com o tempo, considerando a ação docente atravessada por diversas determinações, macro e micro contextuais de ordem histórica, social, política e cultural. O contexto histórico dos períodos apontados pelos entrevistados é analisado com a finalidade de identificar práticas e teorias que influenciaram os professores de teatro no passado e evidenciar marcas por eles legadas aos profissionais de teatro da atualidade.pt_BR
dc.description.abstractThe history of theater teaching in the Department of Dramatic Art (DAD) of the Art Institute (IA) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) is the central theme of this research that seeks to understand the formation processes in theater in that institution and its transformations, from 1960 until 1973.The research is organized around the New Cultural History paradigms, including the concepts of micro-history, oral history and memory. Through the oral history methodology, the research investigates the academic trajectory of six graduated theater professionals at CAD/DAD in this period. From the recording of memories and organization of historical sources like official documents and pictures, it seeks to think about teaching theater and its links with time, considering the teaching action crossed by numerous determinations, macro and micro contextual historical, social, political and cultural order. The historical context of the periods mentioned by respondents is analyzed in order to identify practices and theories that influenced the theater of teachers in the past and show marks they bequeathed to today's theater professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheater trainingen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Departamento de Arte Dramáticapt_BR
dc.subjectDADen
dc.subjectTeatro : Ensinopt_BR
dc.subjectMicro-historyen
dc.subjectPedagogia teatralpt_BR
dc.subjectOral historyen
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleFormação em teatro na UFRGS (1960-1973) : memórias de tempos de ousadia e paixãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001044619pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples