Estágio de administração em enfermagem : repercussões para a equipe em unidades clínico-cirúrgicas
dc.contributor.author | Dall'Agnol, Clarice Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Andréia Peres de | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Adriana Serdotte Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-09T02:35:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-6933 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/164968 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Conhecer as percepções de enfermeiros e técnicos de enfermagem de um hospital universitário sobre o processo interativo com estagiários de administração em enfermagem. Método: Estudo qualitativo, exploratório, descritivo, mediante 11 entrevistas semiestruturadas com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades clínico-cirúrgicas. As informações, coletadas entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, foram submetidas à análise temática e discutidas à luz de Pichon-Rivière. Resultados: Agrupados em três categorias: Acadêmicos e equipe de enfermagem: interação que pode propiciar aprendizado, ajuda mútua e satisfação; Apesar da pré-tarefa, o trabalho tem que continuar; e, Equipe de enfermagem: a facilitadora do estágio. Conclusões: O início da convivência é repleto de ansiedades básicas, mas é no movimento de elaborá-las que o grupo se constitui e se transforma para o trabalho em equipe. Nessa lógica, quesitos como paciência, empatia, comunicação e coerência facilitam o processo interativo, além de serem fundamentais para a (re)leitura crítica da realidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objective: Learn the perceptions of nursing professionals of a university hospital regarding the interactive process with nursing management practicum students. Methods: A qualitative, exploratory, descriptive study was conducted by means of 11 semi-structured interviews with nurses, nursing technicians and nursing aides in medical-surgical units. The information, collected between December 2013 and January 2014, was submitted to a thematic analysis and discussed according to Pichon-Rivière. Results: Results were grouped into three categories: Practicum students and the nursing team: interaction that can provide learning, mutual help and satisfaction; Despite the pre-task, work must go on; and Nursing team: the practicum facilitator. Conclusion: In the beginning, their coexistence was full of basic anxieties, but while elaborating these feelings, the group was created and shifts into teamwork. In this logic, issues like patience, empathy, communication and coherence facilitate the interactive process, and are essential for a critical (re)reading of the reality. | en |
dc.description.abstract | Objetivo: Conocer las percepciones de los profesionales de enfermería de un hospital universitario en el proceso interactivo con los practicantes de administración de enfermería. Método: Estudio cualitativo, exploratorio, descriptivo, mediante 11 entrevistas semiestructuradas, con las enfermeras, técnicos y auxiliares de enfermería en las unidades médico-quirúrgicas. Las informaciones, recogidas entre diciembre de 2013 y enero de 2014, se presentaron al análisis de contenido. Resultados: Agrupados en tres categorías: Académico y el equipo de enfermería: interacción que puede proporcionar el aprendizaje, ayuda mutua y satisfacción; A pesar de la pretarea, el trabajo debe continuar; y, el equipo de enfermería: la facilitadora de la práctica. Conclusión: El inicio de la convivencia está lleno de ansiedades básicas, pero está en movimiento elaborar los que el grupo es y se vuelve al trabajo en equipo. En esta lógica, cuestiones tales como la paciencia, la empatía, la comunicación y la consistencia de facilitar el proceso interactivo, y son fundamentales para (re)lectura crítica de la realidad. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 38, n.2 (jun. 2017), p. e61647 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Group processes | en |
dc.subject | Processos grupais | pt_BR |
dc.subject | Administração hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Hospital administration | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Hospitais universitários | pt_BR |
dc.subject | University hospitals | en |
dc.subject | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Internships | en |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Procesos de grupo | es |
dc.subject | Administración hospitalaria | es |
dc.subject | Educación | es |
dc.subject | Hospitales universitarios | es |
dc.subject | Pasantías | es |
dc.title | Estágio de administração em enfermagem : repercussões para a equipe em unidades clínico-cirúrgicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001024683 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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