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dc.contributor.authorDall'Agnol, Clarice Mariapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Andréia Peres dept_BR
dc.contributor.authorCardoso, Adriana Serdotte Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T02:35:43Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164968pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Conhecer as percepções de enfermeiros e técnicos de enfermagem de um hospital universitário sobre o processo interativo com estagiários de administração em enfermagem. Método: Estudo qualitativo, exploratório, descritivo, mediante 11 entrevistas semiestruturadas com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades clínico-cirúrgicas. As informações, coletadas entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, foram submetidas à análise temática e discutidas à luz de Pichon-Rivière. Resultados: Agrupados em três categorias: Acadêmicos e equipe de enfermagem: interação que pode propiciar aprendizado, ajuda mútua e satisfação; Apesar da pré-tarefa, o trabalho tem que continuar; e, Equipe de enfermagem: a facilitadora do estágio. Conclusões: O início da convivência é repleto de ansiedades básicas, mas é no movimento de elaborá-las que o grupo se constitui e se transforma para o trabalho em equipe. Nessa lógica, quesitos como paciência, empatia, comunicação e coerência facilitam o processo interativo, além de serem fundamentais para a (re)leitura crítica da realidade.pt_BR
dc.description.abstractObjective: Learn the perceptions of nursing professionals of a university hospital regarding the interactive process with nursing management practicum students. Methods: A qualitative, exploratory, descriptive study was conducted by means of 11 semi-structured interviews with nurses, nursing technicians and nursing aides in medical-surgical units. The information, collected between December 2013 and January 2014, was submitted to a thematic analysis and discussed according to Pichon-Rivière. Results: Results were grouped into three categories: Practicum students and the nursing team: interaction that can provide learning, mutual help and satisfaction; Despite the pre-task, work must go on; and Nursing team: the practicum facilitator. Conclusion: In the beginning, their coexistence was full of basic anxieties, but while elaborating these feelings, the group was created and shifts into teamwork. In this logic, issues like patience, empathy, communication and coherence facilitate the interactive process, and are essential for a critical (re)reading of the reality.en
dc.description.abstractObjetivo: Conocer las percepciones de los profesionales de enfermería de un hospital universitario en el proceso interactivo con los practicantes de administración de enfermería. Método: Estudio cualitativo, exploratorio, descriptivo, mediante 11 entrevistas semiestructuradas, con las enfermeras, técnicos y auxiliares de enfermería en las unidades médico-quirúrgicas. Las informaciones, recogidas entre diciembre de 2013 y enero de 2014, se presentaron al análisis de contenido. Resultados: Agrupados en tres categorías: Académico y el equipo de enfermería: interacción que puede proporcionar el aprendizaje, ayuda mutua y satisfacción; A pesar de la pretarea, el trabajo debe continuar; y, el equipo de enfermería: la facilitadora de la práctica. Conclusión: El inicio de la convivencia está lleno de ansiedades básicas, pero está en movimiento elaborar los que el grupo es y se vuelve al trabajo en equipo. En esta lógica, cuestiones tales como la paciencia, la empatía, la comunicación y la consistencia de facilitar el proceso interactivo, y son fundamentales para (re)lectura crítica de la realidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 38, n.2 (jun. 2017), p. e61647pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGroup processesen
dc.subjectProcessos grupaispt_BR
dc.subjectAdministração hospitalarpt_BR
dc.subjectHospital administrationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectHospitais universitáriospt_BR
dc.subjectUniversity hospitalsen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectInternshipsen
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectProcesos de grupoes
dc.subjectAdministración hospitalariaes
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectHospitales universitarioses
dc.subjectPasantíases
dc.titleEstágio de administração em enfermagem : repercussões para a equipe em unidades clínico-cirúrgicaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001024683pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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