Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorIuva, Patrícia de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-05T02:44:58Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1415-0549pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164871pt_BR
dc.description.abstractO artigo As semioses do trailer da publicidade à experiência estética objetiva desconstruir as interpretações habituais que vinculam o trailer à publicidade, para dar a ver também os agenciamentos que o caracterizam como um texto revelador de tendências da experiência audiovisual contemporânea. À luz da desconstrução (Derrida), as dimensões estética e narrativa do trailer, geralmente relegadas a segundo plano diante da publicidade, assumem posição central. Metodologicamente, são analisadas considerando os regimes do visível e do enunciável, propostos por Michel Foucault. O arquivo de que se partiu para tal problematização contém os trailers de Cidadão Kane, de Orson Welles, Psicose, de Alfred Hitchcock e Laranja mecânica, de Stanley Kubrick. A análise deste arquivo permitiu reconhecer uma certa autonomia estética do trailer em relação à publicidade, mas também – e sobretudo – em relação ao filme que enuncia.pt_BR
dc.description.abstractThe article Trailer semiosis from advertising to aesthetic experience seeks to deconstruct the usual interpretations that attach trailer to advertising in order to also show the agencies which characterize trailer as a text that reveals contemporary proclivities in the audiovisual experience. In light of deconstruction (Derrida) trailer’s aesthetic and narrative dimensions often left aside before advertising assume central position. Methodologically are analyzed considering the visible and sayable regimes proposed by Michel Foucault. The archive from which such problematization has been constructed contains trailers of Citizen Kane, by Orson Welles, Psycho, by Alfred Hitchcock and A clockwork orange, by Stanley Kubrick. The analysis of this archive allowed to recognize a certain aesthetic autonomy of trailer regarding advertising, but also, and above all, regarding to the film which it enunciates.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Vol. 20, n. 2 (maio/ago. 2013); p. 310-336pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTraileren
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectSemiosisen
dc.subjectTrailer cinematográficopt_BR
dc.subjectTracesen
dc.titleAs semioses do trailer da publicidade à experiência estéticapt_BR
dc.title.alternativeTrailer semiosis from advertising to aesthetic experience en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000912812pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples