Circuito cinematográfico e imprensa cultural : a cobertura do Oscar 2006 no jornal Zero Hora
dc.contributor.advisor | Golin, Cida | pt_BR |
dc.contributor.author | Mogendorff, Janine Regina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-07-21T04:16:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/16436 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como tema a cobertura do Oscar 2006 realizada pelo jornal gaúcho Zero Hora, situando-a nas rotinas do jornalismo cultural e do circuito industrial cinematográfico. O objetivo geral é mostrar, a partir de um estudo de caso específico - o trabalho realizado por um jornal regional sobre um evento midiático internacional - como o jornalismo cultural integra a indústria cinematográfica, ao conferir visibilidade aos filmes lançados no circuito. O estudo foi realizado por meio de pesquisa em documentos (coleção de jornais), realização de entrevistas com os agentes do circuito cinematográfico (produtores, exibidores e jornalistas), levantamento de dados do mercado e fontes bibliográficas. Dividido em três capítulos, partiu-se da contextualização da indústria cinematográfica e do circuito de cinemas de Porto Alegre, bem como da teorização de especialistas sobre jornalismo cultural, para analisar a referida cobertura. Trabalhamos com duas hipóteses norteadoras: a primeira, parte do pressuposto de que a crítica cinematográfica, por fazer parte do cotidiano dos cadernos culturais e como parte integrante da indústria do cinema, influi na recepção dos filmes, ao colocá-los em evidência. Já a segunda, supõe que o Oscar, como maior evento de celebração da indústria cinematográfica, aumenta o fluxo de espectadores dos filmes indicados e vencedores da estatueta. Na cobertura, detectou-se um foco no favoritismo de O segredo de Brokeback Mountain, indicado na categoria de melhor filme e que acabou perdendo a estatueta para Crash - No limite. Ambos os filmes foram analisados também a partir dos números de mercado da indústria cinematográfica e, a partir da apreciação desses dados, procedemos a dizer que a produção com mais visibilidade na mídia e com melhor distribuição de cópias das mesmas pelas salas do país tiveram um maior fluxo de espectadores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jornalismo cultural | pt_BR |
dc.subject | Zero Hora (Jornal) | pt_BR |
dc.title | Circuito cinematográfico e imprensa cultural : a cobertura do Oscar 2006 no jornal Zero Hora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000592521 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1828)