Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Fernando Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorKulpa, Cínthia Costapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-12T02:30:08Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163912pt_BR
dc.description.abstractA evolução das tecnologias móveis ampliou significativamente a possibilidade de inclusão digital das pessoas com deficiências em geral, permitindo a interação sem as barreiras de espaço e tempo. Dentre estas novas tecnologias está o tablet PC, considerado atualmente a tecnologia móvel mais implementada em instituições de ensino do mundo, devido à sua ampla capacidade de interatividade, flexibilidade, mobilidade, navegação pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), e acessibilidade de diferentes perfis de usuários. Entretanto, a maioria dos usuários com baixa visão (BV) tem encontrado dificuldades em navegar nos AVAs por meio desta tecnologia, tendo que fazer uso de Tecnologias Assistivas voltadas para os cegos. Muito embora as diretrizes utilizadas para a construção destas Interfaces Gráficas do Usuário (GUIs) baseiem-se nos preceitos do W3C e do Design Universal, este fato pode prejudicar sua condição, gerar frustração e, consequentemente, resultar na sua exclusão digital. Com isso, o objetivo desta pesquisa é melhorar as condições de usabilidade dos AVAs no tablet PC, através de uma sistemática estruturada que forneça diretrizes capazes de orientar os desenvolvedores a criarem GUIs pensando no usuário com BV. A metodologia utilizada baseou-se no AVA Moodle como cenário de uso para o estudo de caso, foi realizada em três etapas que incluíram especialistas web, assim como usuários com BV, levando ao desenvolvimento da sistemática. Como resultado final da sua validação, tem-se um Guia de Diretrizes voltado para a construção de GUIs acessíveis aos usuários com BV, no tablet PC. Conclui-se que esta sistemática possibilita ao desenvolvedor agrupar e conceber suas próprias recomendações, em forma de guia de diretrizes, capazes de orientá-lo no incremento de interfaces voltadas especificamente para um usuário típico definido, independente do cenário de uso estabelecido. Refletindo, desta forma, na garantia e qualidade de acesso deste usuário, e permitindo a melhoria do processo de implementação de projetos pelo desenvolvedor.pt_BR
dc.description.abstractThe evolution of mobile technologies has significantly broadened the digital inclusion possibility for persons with general disabilities, by providing interaction with no space and time barrier constraints. Among these new technologies, the Tablet PCs are currently deemed the most widely implemented mobile technology in teaching institutions worldwide due to their wide capacity of interactivity, flexibility, mobility, browsing through Virtual Learning Environments (VLEs), and accessibility to different user profiles However, most Low Vision (LV) users have faced difficulties to browse through VLEs by means of this technology and must resort to Assistive Technologies aimed at blind persons. Although the guidelines employed for the construction of those Graphic User Interfaces (GUIs) are founded on the precepts of W3C and Universal Design, this fact may harm their condition, generate frustration and, consequently, result in their digital exclusion. This way, the objective of this research is to improve the VLE usability conditions on Tablet PCs through a structured systematic to provide guidelines capable of instructing developers to create GUIs with LV users in mind. The methodology employed is based on the VLE Moodle as the scenery used for the case study, was carried out in three stages and included Web experts as well as LV users, leading to the development of the systematic. As an end result of its validation, there is a Guidelines Guide aimed at the construction of GUIs that are accessible to LV users on Tablet PCs. It has been concluded that this systematic allows developers to group up and conceive their own recommendations in the form of a guidelines guide that are capable of instructing them in incrementing interfaces specifically aimed at a defined typical users regardless of the established scenery of use. This way, it would reflect as an access guarantee and quality for those users, and allow for improvements to the project implementation process by developers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHCIen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectTabletpt_BR
dc.subjectTablet PCen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectLow visionen
dc.subjectVLEen
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectInterface gráficapt_BR
dc.subjectSystematicen
dc.titleSistemática para o desenvolvimento de diretrizes no design de interfaces gráficas em tablet PCs voltadas a usuários típicospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001025428pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples