Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMahfuz, Edson da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-22T02:41:55Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2448-296Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163267pt_BR
dc.description.abstractO texto trata do ensino de arquitetura, partindo de duas premissas: que um curso de arquitetura deve transmitir o conhecimento necessário a uma prática competente e relevante, e que o curso de graduação não é lugar para experimentação. A introdução tem o objetivo de apontar alguns dos problemas atuais do ensino de arquitetura. A seguir o autor argumenta em favor do aprendizado baseado no contato direto com a história da arquitetura, principalmente por meio do (re)desenho e de exercícios centrados na adaptação de precedentes a problemas projetuais contemporâneos. Os capítulos finais discorrem sobre dois conceitos considerados centrais ao ensino e à prática dessa arquitetura competente e culturalmente relevante: o de forma como relação e o de busca de identidade formal como principal objetivo da criação arquitetônica.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses the teaching of architecture from two premises: that an undergraduate program should give the students the necessary knowledge to practice architecture in a competent and culturally relevant way, and that an undergraduate program is no place for experimentation. The introduction deals with some of the major problems perceived in architectural schools today. After that the author makes a case for a method of teaching based on the knowledge that can be extracted from history, especially through drawing and modeling exemplary archicture, as well as on the adaptation of proven design strategies to contemporary problems. The final two chapters explain two concepts considered central to the teaching and practice of an architecture that is both conpetent and culturally relevant: the concept of form as relationship, valid at any scale, and the search for formal identity as one of the main goals of architectural design.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Projetar: projeto e percepção do ambiente. Natal, RN. v. 1, n.3 (dez. 2016), p. 8-25pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subject(Re)drawingen
dc.subjectEnsino da arquiteturapt_BR
dc.subjectForm as relatioshipen
dc.subjectFormal identityen
dc.titleBanalidade ou correção : dois modos de ensinar arquitetura e suas consequênciaspt_BR
dc.title.alternativeBanality or correctness : two ways of teaching architecture and their consequencesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001012464pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples