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dc.contributor.authorSilva, Nathália dos Santospt_BR
dc.contributor.authorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:32:33Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1677-0943pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159747pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva compreender as representações e as expectativas sociais vinculadas às “novas” Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto brasileiro. No âmbito teórico, discutimos as representações na perspectiva de Moscovici (1978, 2003) e de Hall (1997a, 1997b) em articulação com estudos sobre discursos a respeito de “novas tecnologias”, de autores como Williams (1992), Spigel (1992a, 1992b), Pacey (1999), Mosco (2004), entre outros. Voltando-nos ao cenário brasileiro, reconstituímos historicamente o contexto social e midiático da popularização das TICs (1990-2015) através de pesquisa bibliográfica (tendo como fontes pesquisas acadêmicas, relatórios especializados e revistas nacionais de informação e entretenimento). Como resultados, observamos a participação de diferentes esferas sociais (política, econômica e midiática) na representação de “novas tecnologias” (televisão, computador, celular e internet) como chave para o futuro e o progresso social-universal do Brasil, expressando uma dimensão mítica (MOSCO, 2004) ou ideológica (BURNETT; MARSHALL, 2003) da tecnologia.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to understand the representations and the social expectations related to “new technologies” of information and communication in brazilian context. As the theoretical scope, we discuss representations in the perspective of Moscovici (1978, 2003) and Hall (1997a, 1997b), articulated with studies on the social discourses about “new technologies”, by authors as Williams (1992), Spigel (1992a, 1992b), Pacey (1999), Mosco (2004), among others. Turning towards the brazilian scene, we historically reconstitute the social and media context of popularization of ICTs (1990-2015) through bibliographic research (with sources as academical researches, specialized reports and national entertainment and news magazines). As results, we observe the participation of different social spheres (political, economic and media) on the representation of “new technologies” (television, computer, cell phone and internet) as the key for the future and Brazil’s universal social progress, expressing a mythical (MOSCO, 2004) or ideological (BURNETT; MARSHALL, 2003) dimension of technology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofConexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 15, n. 30 (jul./dez. 2016), p. 153-175pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRepresentationsen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão hoteleirapt_BR
dc.subjectICTs.en
dc.subjectNew technologiesen
dc.subjectIdeology of technologyen
dc.title“A maior aventura tecnológica da história da humanidade” : expectativas sociais em relação às “novas” tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015pt_BR
dc.title.alternative“The greatest technological adventure of human history” : social expectations on the “new” information and communication technologies in Brazil, between 1990 and 2015en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001022039pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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