Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastellar, Sonia Maria Vanzellapt_BR
dc.contributor.authorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.date.accessioned2009-05-29T04:12:43Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15909pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta dois focos principais de interesse: o ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Médio (EFM) e a formação de professores de Geografia. Nos interessamos, particularmente, em saber como o movimento de renovação da Geografia, genericamente denominado Geografia Crítica (GC), chegou ao EFM. Os objetivos principais desta tese foram averiguar como a efervescência e renovação da Geografia Acadêmica pós-1978 chegaram ao ensino de Geografia do EFM, qual a contribuição do movimento denominado GC na renovação do ensino desta disciplina e quais as concepções de Educação e de Geografia que os licenciados estão construindo com e para seus alunos do EFM. Para alcançar estes objetivos observamos dez licenciados em Geografia, nos anos de 2002 e 2003, que lecionavam no EFM, em treze escolas distintas nos turnos da manhã, tarde e da noite, na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, perfazendo um total de 154 (cento e cinqüenta e quatro) observações que totalizaram 212 (duzentas e doze) horas/aula. Constatamos a dificuldade de se renovar as práticas pedagógicas, bem como de se construir um bom embasamento teórico que promova um ensino de Geografia atual, dinâmico, plural, instigante, reflexivo e radicalmente democrático. Este trabalho não teve a pretensão de ser prescritivo do "bem ensinar Geografia", mas desejou servir de pretexto para que a comunidade de professores discuta e questione os seus referenciais de ciência, de Educação e de Geografia. para fomentar a busca de um ensino que auxilie o fortalecimento da autonomia intelectual do educando e a construção de uma noção de cidadania que priorize a luta coletiva pela democracia, pela liberdade e pela justiça social através da apropriação e da reflexão sobre o espaço geográfico e suas categorias de análise. Enfim, uma Geografia que pense a ontologia do ser humano a partir do espaço vivido.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has two main focuses: Geography teaching at primary and secondary schools and training of Geography teachers. Particularly, we are interested in how the movement of renewal of Geography - generally called Critical Geography - has arrived to primary and secondary teaching. The main targets of the thesis were to verify how the effervescence and renewal of post-1978 Academic Geography arrived to geography teaching at primary and secondary schools; the contribution of the so-called critical Geography movement to the renewal of that teaching; and the Education and Geography conceptions that geography teaching graduates are building with and for their students at the primary and secondary teaching. In order to reach those goals, we have observed ten such Geography graduates in 2002 and 2003. They taught at 13 distinct primary and secondary schools at morning, afternoon and evening classes in the city of Porto Alegre, in the southern Brazilian State of Rio Grande do Sul, totaling 154 observation sessions and 212 class-hours. We identified the difficulty to renew pedagogical practices as well as to build a good theoretical basis able to promote Geography teaching that is updated, dynamic, plural, encouraging, reflexive, and radically democratic. This work did not intend to prescribe "good Geography teaching". It rather wanted to serve as a pretext for the teacher community to discuss and question its references about science, Education, and Geography, in order to foster the search for teaching that helps to strengthen the intellectual autonomy of the student and the construction of a notion of citizenship that focuses on collective struggle for democracy, freedom and social justice through appropriation and reflection over the geographic space and its analytical categories. That is, geography that thinks human being's ontology based on the lived space.en
dc.description.abstractCette thèse met en lumière deux points d'intérêt: l'Enseignement de la Géographie(EG) dans le cadre de l'Enseignement Fondamental et Moyen (EFM), et de même la formation d'enseignants de Géographie. Il s'agit ,dans cette thèse, d'apprendre comment le renouveau concernant la géographie, celle-ci nommée génériquement Géographie Critique (GC), a abouti au EFM. Les objectifs principaux de cette thèse ont été de rechercher comment le bouillonement et le renouveau de la Géographie, après 1978, sont-ils arrivés dans l'EG de l'EFM, et aussi quel est l'ap-port du mouvement GC dans le renouveau de l'EG et encore quelles sont les conceptions d’Education et de Géographie que les licenciés construisent pour et avec leurs apprenants au EFM. Pour atteindre ces objectifs, nous avons observé dix licenciés en Géographie, au cours des années 2002 et 2003, qui enseignaient dans l'EFM, des effectifs de treize écoles différentes, en trois journées distinctes de travail : matin, après-midi et soir. Nous avons complété 154 observations sur place, en totalisant 212 heures/classe. Nous avons constaté la grande difficulté dans la rénovation des pratiques pédagogiques, ainsi que dans la construction d'un bon support théorique qui puisse promouvoir un enseignement de la Géographie plus actuel, dynamique, pluriel, instigant, refléxif et radicalement démocratique. Ce travail n'a pas eu la pretention d'être prescriptible de « bien enseigner la Géographie », mais il a proposé servir de pretexte pour que la communauté de professeurs discutent et se posent des questions sur leurs référenciels de la Science, de l'Education et de la Géographie, pour fomenter la recherche d'un enseignement qui contribue au renforcement de l'autonomie intelectuelle de l'apprenant et aussi à la construction de la notion de citoyenneté qui établit la priorité de la lutte collective pour la démocracie, pour la liberté et pour la justice sociale à travers l'appropriation et la réflexion sur l'espace géographique et ses catégories d'analyse. Enfin, une Géographie qui pense á l'ontologie de l'être humain à partir de l'espace vécu.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimary and secondary teaching of Geographyen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectGeography teachers trainingen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCritical Geographyen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEpistemology of the teacher's practiceen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnseignement de Géographie dans l'Enseignement Fondamental et Moyenfr
dc.subjectFormation de Professeurs en Géographiefr
dc.subjectGeografia críticapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectGéographie Critiquefr
dc.subjectEpistémologie de la pratique d'enseignement du professeurfr
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA geografia escolar na prática docente : a utopia e os obstáculos epistemológicos da geografia críticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000458270pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de São Paulopt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia. Doutorado em Geografia Humanapt_BR
dc.degree.localSão Paulo, BR-SPpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples