Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDemari, Jenniferpt_BR
dc.contributor.authorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.date.accessioned2017-06-01T02:36:53Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0104-8899pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158967pt_BR
dc.description.abstractA maioria das pesquisas sobre o PIBID vem enfatizando a formação docente. No presente artigo, o olhar recai sobre os alunos: busca-se verificar a influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de um grupo de alunos de ensino médio no componente curricular química e quais razões levaram a essa influência, utilizando-se para isso as avaliações realizadas regularmente em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de observação, anotações no diário de campo, questionário com questões objetivas e de resposta aberta e entrevistas. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados mostraram que esse Programa teve influência positiva sobre o desempenho escolar desse grupo de alunos em química e que essa influência pode ser atribuída ao atendimento individualizado e às atividades diferenciadas desenvolvidas pela bolsista do PIBID/Química.pt_BR
dc.description.abstractMost research on PIBID has emphasized teacher formation. In this article, the look falls on the students, seeking to verify the influence of the PIBID/Chemistry of UFRGS on the school performance of a group of High School students in the Chemistry curricular component and what reasons led to that influence, by means of the evaluations held regularly in the classroom. Data were collected through observation and notes in the class casebook, a questionnaire with objective questions and open answers, and interviews. Qualitative and quantitative analysis were used for data analysis. The results showed that the PIBID/Chemistry of UFRGS had a positive influence on the school performance of that group of students in chemistry, and the influence can be attributed to the individualized attendance and to the differentiated activities developed by scholarship holders of PIBID/Chemistry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofQuímica nova na escola. Vol. 38, n. 2 (Maio 2016), p. 157-166pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFRGS)pt_BR
dc.subjectPIBID/Chemistryen
dc.subjectSchool performance, high school studentsen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectEnsino de química : Ensino médiopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.titleA influência do PIBID/Química da UFRGS sobre o desempenho escolar de alunos de ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001013809pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples