Plotino e o problema da mistura
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Date
2010Type
Title alternative
Plotinus and the problem of mixture
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A mistura era um tema bastante debatido na filosofia grega antiga e Plotino, provavelmente sob a influência de Alexandre de Afrodísias, não permaneceu indiferente a esse problema. Ele chegou a dedicar-lhe um tratado inteiro, Enéadas II 7, no qual compara as teorias dos Peripatéticos e dos Estóicos acerca da mistura e, sem escolher entre elas, tenta fornecer uma nova solução para o problema transferindo-o do domínio da física para o da metafísica: não importa como os ingredientes se relacionam n ...
A mistura era um tema bastante debatido na filosofia grega antiga e Plotino, provavelmente sob a influência de Alexandre de Afrodísias, não permaneceu indiferente a esse problema. Ele chegou a dedicar-lhe um tratado inteiro, Enéadas II 7, no qual compara as teorias dos Peripatéticos e dos Estóicos acerca da mistura e, sem escolher entre elas, tenta fornecer uma nova solução para o problema transferindo-o do domínio da física para o da metafísica: não importa como os ingredientes se relacionam no corpo misturado porque qualquer corpo ultimamente deriva sua forma de princípio superior incorpóreo, e não de seus constituintes físicos. Plotino também recorreu à mistura em uma demonstração da natureza incorpórea da alma: se nós supusermos que a alma é corpórea, então ela deveria necessariamente estar misturada ao corpo, mas, se nenhum esquema de mistura é capaz de dar conta da união entre os dois, então nós deveríamos revisar nossa hipótese e concluir que a alma não é corpórea. Paradoxalmente, esse argumento negativo, ao dizer que a alma não pode estar misturada se ela é um corpo, sugere que, uma vez que de fato ela não é um corpo, ela pode estar misturada ao corpo de um modo bastante especial, que é perpassando-o completamente, do mesmo modo como os Estóicos argumentavam que os corpos perpassavam completamente uns aos outros quando se misturam. Assim, Plotino tentou ao mesmo tempo colocar um fim às infindáveis controvérsias acerca do tema físico da mistura e calçou o caminho para o uso de esquemas de mistura fora da física para entes incorpóreos, tais como a alma, um movimento que foi feito mais explicitamente por Porfírio e que se tornou imensamente influente no uso do conceito de mistura na metafísica neoplatônica tardia. ...
Abstract
Mixture was a much debated issue in ancient Greek philosophy and Plotinus, probably under the influence of Alexander of Aphrodisias, did not remain indifferent to this problem. He even devoted it a whole treatise, Enneads II 7, in which he compares the theories of Peripatetics and Stoics on mixture and, without choosing between them, tries to provide a new solution to the problem by transferring it from the realm of physics to that of metaphysics: no matter how ingredients are in relation in th ...
Mixture was a much debated issue in ancient Greek philosophy and Plotinus, probably under the influence of Alexander of Aphrodisias, did not remain indifferent to this problem. He even devoted it a whole treatise, Enneads II 7, in which he compares the theories of Peripatetics and Stoics on mixture and, without choosing between them, tries to provide a new solution to the problem by transferring it from the realm of physics to that of metaphysics: no matter how ingredients are in relation in the mixed body since any body eventually derives its form from a superior incorporeal principle and not from its physical constituents. Plotinus also referred to mixture in a demonstration of the soul’s incorporeal nature: if we suppose that the soul is corporeal, then it should necessarily be mixed to the body, but if no scheme of mixture can account for the union between the two of them, then we should revise our hypothesis and conclude that the soul is not corporeal. Quite paradoxically, this negative argument, by saying that the soul cannot be mixed if it is a body, suggests that, since in fact it is not a body, it can be mixed to the body in a very special way, that is by pervading it completely just as Stoics argued bodies completely pervade each other when they mix. Thus Plotinus at the same time tried to put an end to the endless controversies on the physical issue of mixture and paved the way for the use of mixture schemes outside physics for incorporeal entities such as the soul, a move which was made more explicit by Porphyry and became greatly influential on the use of the concept of mixture in later Neoplatonic metaphysics. ...
In
Archai. Brasília, DF. N. 5 (jul. 2010), p. 37-48
Source
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