Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:28:12Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158547pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos uma revisão da literatura sobre a temática da formação e do trabalho docente e sua relação com a área da Educação em Química, abrangendo 260 artigos que constam na base de dados SciELO - Scientific Electronic Library Online, no período de 2002 a 2015. A metodologia utilizada é definida como análise documental, tendo em vista a riqueza de informações extraídas dos documentos consultados, bem como a estabilidade das fontes de dados. Consideramos os enfoques apresentados pelas pesquisas e as principais críticas que são atribuídas às ações governamentais relacionadas ao tema. Verificamos que, com relação à formação de professores, preponderam as discussões sobre as políticas, as questões curriculares, as experiências e propostas que ocorrem nas instituições formadoras. No tocante ao trabalho docente, destacam-se os debates sobre as condições de sua realização, os salários e os planos de carreira, além de outros aspectos que compõem a identidade profissional docente.pt_BR
dc.description.abstractIn this work we present a literature review as having the thematic of training and teaching work, covering 260 articles at the database SciELO - Scientific Electronic Library Online, in the period from 2002 to 2015. The methodology used is defined as document analysis, given the wealth of information extracted from documents consulted, as well as the stability of data sources. We analyze the approaches presented by the research and the main criticisms that are assigned to government actions linked to the topic of interest. We found about teacher training predominates discussions about policies, curriculum issues, experiences, and proposals that occur in educational institutions. About teaching, highlight the debates about the conditions of its realization, wages and career plans, and other aspects that make up the teachers' professional identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (ago. 2016), 179-199pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectChemistry educationen
dc.titleEducação em química, formação e trabalho docente : revisão de pesquisas brasileiras (2002-2015)pt_BR
dc.title.alternativeChemistry education, teacher education and teaching work : Brazilian research review (2002-2015)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001009848pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples