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dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorMarcon, José Franciscopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-24T02:25:25Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158370pt_BR
dc.description.abstractNos dias atuais, seja em palestras com empreendedores, seja em artigos científicos, seja em reportagens comerciais, é comum ouvir discussões sobre temas como gestão com eficiência, redução de custos, rentabilidade, redução de erros operacionais, processos lean, entre outros, que permitam atender com qualidade e dentro dos prazos, os serviços contratados tanto por clientes internos quanto externos. A organização estudada neste artigo se encaixa neste contexto, apresentando um problema de integração no processo de contas a pagar que envolve custos, eficiência, tempo e insatisfação dos clientes usuários do serviço. Por isso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma solução sistêmica que unifique e padronize o processo do serviço de contas a pagar do Sicredi, permitindo uma integração sistêmica entre o cliente usuário e o executor do serviço. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso utilizando procedimentos de coleta de dados qualitativa através de entrevistas, análise de documentos e das formas de entrada de demandas de pagamentos nas ferramentas envolvidas e, também, quantitativa através de pesquisa de satisfação do cliente usuário do serviço. Os resultados apontaram para um modelo simplificado de integração do serviço que possibilita a unificação das solicitações de pagamento em um único sistema integrado com o sistema de gestão ERP SAP (Systeme, Anwendungen und Produkte) já utilizado pela organização. As principais contribuições identificadas para a empresa estudada foram eficiência, redução de atividades manuais, redução de erros operacionais e redução de custos; e, para a academia, fica a proposição da extensão deste estudo de caso possibilitando o desenvolvimento de um possível modelo único de integração sistêmica para processos que estejam conectados em centrais de serviços compartilhados aos usuários de empresas integrantes do sistema bancário.pt_BR
dc.description.abstractNowadays, whether in lectures with entrepreneurs, scientific articles, or commercial reports, it is common to hear discussions on topics such as management with efficiency, cost reduction, profitability, reduction of operational errors, lean processes, among others, that allow Meet with quality and within the deadlines, the services contracted by both internal and external customers. The organization studied in this article fits in this context, presenting an integration problem in the process of accounts payable that involves costs, efficiency, time and dissatisfaction of the users of the service. Therefore, the objective of this work is to present a systemic solution that unifies and standardizes the process of the Sicredi accounts payable service, allowing a systemic integration between the user client and the service executor. In order to do so, a case-study research was conducted using a qualitative data collection procedure through interviews, document analysis, and the forms of entry of payment demands into the tools involved, and also quantitative through customer satisfaction survey Service user. The results pointed to a simplified service integration model that enables the unification of payment requests in a single integrated system with the SAP management system already used by the organization. The main contributions identified to the organization are: efficiency, reduction of manual activities, reduction of operational errors and reduction of costs; and to the academy proposes the extension of this case study allowing the development of a possible single model of systemic integration for processes that are connected in shared service centers to the users of companies that are part of the banking system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSystem integrationen
dc.subjectIntegração de serviçospt_BR
dc.subjectCooperativa de créditopt_BR
dc.subjectAccounts payableen
dc.subjectShared service centeren
dc.titleModelo de integração sistêmica de um serviço de contas a pagar para o Sicredipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021994pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Finanças - Turma 2014pt_BR


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