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dc.contributor.advisorFetter, Sandro Robertopt_BR
dc.contributor.authorMichel, Heidipt_BR
dc.date.accessioned2017-05-13T02:27:03Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157939pt_BR
dc.description.abstractO mercado de varejo da moda vem se transformando rapidamente nos últimos anos, e o consumo online tem influenciado significativamente para isso. Um dos segmentos dentro desse mercado que mais tem crescido é o dos seminovos ou brechós. O presente trabalho busca entender como o Design pode contribuir no desenvolvimento de um novo negócio utilizando o mercado de seminovos de moda, um mercado com grande potencial no Brasil. Para tanto, segue uma metodologia de desenvolvimento de projetos voltados para a inovação. A pesquisa explora o uso de itens de segunda mão, especialmente de moda, para assim perceber o que está transformando a mentalidade dos consumidores, estuda modelos semelhantes, dentro da moda ou que funcionam de forma semelhante, identifica as principais oportunidades e assim propõe uma solução de sistema produto-serviço para esse mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe fashion retail market has been changing quickly in the latest years, and online consumption has been influencing a lot in such direction. One of the affected segments is the thrift shops, the secondhand clothing market. This work aims to understand how design can contribute in the development of a new business using the secondhand fashion market, which has a big potential in Brazil. To do so, the work follows an innovation-centered project development methodology. This research explores the use of pre-owned items, especially fashion items, to perceive what is changing the mindset of customers, studies analogous models inside fashion market or that work in a similar way, identifies the main opportunities and then designates a product-service system solution for this market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFashionen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectThrift shopen
dc.subjectDesignen
dc.subjectProduct-service systemen
dc.titleO design como ferramenta de inovação no conceito de produto-serviço para o mercado de moda de segunda mãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001019607pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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