Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRottava, Luciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Bibiana Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T02:25:21Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157725pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso aborda a leitura e o ensino. Procuramos desenvolver essa reflexão considerando a leitura como prática social. O conceito de leitura que orienta essa pesquisa é a interacionista, apresentada através da metáfora de Leffa (1996). O conceito de leitura interativista diz respeito ao processo em que ocorre interação entre leitor e texto, considerando o conhecimento prévio do leitor. Os dados são textos produzidos por alunos do primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS em que a proposta era relatar sobre suas experiências de leitura. Esses dados estão disponíveis num blog. A análise foi realizada a partir de um conjunto de perguntas de pesquisa que buscaram inferir a respeito das experiências de ensino aprendizagem em sala de aula, das práticas de leitura, das experiências obtidas fora da sala de aula e das práticas de leitura com relação à formação do leitor. Os resultados apresentam aspectos negativos e positivos em relação ao ensino. Acreditamos que a contribuição deste estudo seja evidenciar a opinião dos estudantes em relação ao ensino na escola, bem como dar um feedback para os atuais professores sobre quais práticas de ensino são satisfatórias e quais não são.pt_BR
dc.description.abstractThis term paper discusses about reading and teaching. We intended to develop the discussion considering the act of reading as a social practice. The concept of reading that guides this research is the interactionist one, presented by Leffa’s metaphor (1996). The concept of interactionist reading refers to the process in which the interaction between reading and text happens, considering the previous knowledge of the reader. The data used in this research come from texts produced by students from the first semester of Letras course, at UFRGS, where the students followed the purpose of telling their reading experiences. The data are available in a blog. The analysis was made through questions aiming to infer about students’ experience of learning-teaching in the class environment, their reading practices, their experiences outside class environment and also their reading practices regarding reader formation. The results show us negative and positive points in relation to teaching. We believe that this study is collaborative in a way that shows the opinion of students about teaching practice in schools, as well as gives a feedback for the current teachers about which practices are satisfactory and which of them are not.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReader formationen
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleLeitura e ensino pelos olhos de estudantes universitários : práticas de leitura que contribuem, ou não, para formação de leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018737pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples