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dc.contributor.authorPires, Roberto Wannerpt_BR
dc.contributor.authorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-06T02:41:22Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157511pt_BR
dc.description.abstractEste capítulo trata de uma revisão teórica do ensino de Desenho Técnico nos cursos de engenharia no Brasil. Todo o processo de ensino deste conteúdo está tomando uma nova direção e mudando paradigmas, mesmo os que há pouco foram estabelecidos. O objetivo deste trabalho é pesquisar e analisar como é este ensino. Explica também sobre a necessidade de regulamentação e de órgãos reguladores, isso falando em termos de Brasil e também em nível internacional. Essa normatização é justificada através de uma necessidade histórica de elementos balizadores para que se pudessem pensar em projetos padronizados. Essa evolução também deixa clara todas as habilidades técnicas necessárias ao futuro da profissão de engenheiro, assim como sua função primordial de responsável pela projetação. O referencial trata também do ensino e da regulamentação no Brasil, desde as primeiras escolas de desenho técnico, até sua evolução relacionada com a aprendizagem desde a escola até a universidade. Trata ainda da normatização da disciplina e seus contextos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 374-392pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleConsiderações sobre o ensino de desenho técnicopt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001020219pt_BR


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