Considerações sobre o ensino de desenho técnico
dc.contributor.author | Pires, Roberto Wanner | pt_BR |
dc.contributor.author | Bernardes, Mauricio Moreira e Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-06T02:41:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157511 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este capítulo trata de uma revisão teórica do ensino de Desenho Técnico nos cursos de engenharia no Brasil. Todo o processo de ensino deste conteúdo está tomando uma nova direção e mudando paradigmas, mesmo os que há pouco foram estabelecidos. O objetivo deste trabalho é pesquisar e analisar como é este ensino. Explica também sobre a necessidade de regulamentação e de órgãos reguladores, isso falando em termos de Brasil e também em nível internacional. Essa normatização é justificada através de uma necessidade histórica de elementos balizadores para que se pudessem pensar em projetos padronizados. Essa evolução também deixa clara todas as habilidades técnicas necessárias ao futuro da profissão de engenheiro, assim como sua função primordial de responsável pela projetação. O referencial trata também do ensino e da regulamentação no Brasil, desde as primeiras escolas de desenho técnico, até sua evolução relacionada com a aprendizagem desde a escola até a universidade. Trata ainda da normatização da disciplina e seus contextos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 374-392 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenho técnico | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre o ensino de desenho técnico | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001020219 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5305)Ciências Sociais Aplicadas (1048)