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dc.contributor.advisorGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereirapt_BR
dc.contributor.authorCortez, Michel Pazpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:35:35Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157314pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa checar a hipótese do agendamento e sua execução através das diversas mensagens que compõem o discurso jornalístico. Mais especificamente, tem por objetivo definir a capacidade do conjunto formado por fotografias jornalísticas e legendas de conotar as notícias e replicar a ideologia dos grupos midiáticos na esfera pública. Para atingir este objetivo, será realizada a releitura de obras de autores que ajudaram a definir a epistemologia da fotografia e que estudaram a relação texto-imagem nas páginas dos jornais, assim como será revisado o desenvolimento da hipótese do agendamento. A análise de conteúdo de exercício em que os leitores de jornais locais produziram legendas fotográficas pertimiu checar a legitimidade da referida hipótese, assim como apontar hipóteses acerca dos pontos em que não houve total conformidade aos pressupostos do agendamento. O agendamento, na divagação presente ao final deste trabalho, pode ser consequência de uma relação mercadológica, ideológica, ou ainda mesmo ser fruto da necessidade de desenvovimento de sentimento de pertença por parte dos leitores.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this monograph is to test the agenda-setting theory and its execution through the various messages printed daily on newspaper pages. Specifically, it aims to observe the agenda-setting hypothesis ocurrence on the photograph-caption niche and confirm the potential use of captions as a way to transmit a political agenda of a media group and impact the ideological debate on the public sphere. To accomplish that, we will analyze the work of diverse authors that devoted their time to propose an epistemology of photography, study the text-image correlation and develop the agenda-setting hypothesis. The content analysis of our proposed exercise, involving readers of local newspapers that were asked to write captions for isolated photos, will allow us to check the agenda-setting hypothesis and its limitations. At that point, we will propose another set of hypothesis about those limitations; if the similarity of media groups and readers agendas can be a marketing or ideological-motivated phenomenon, or just a consequence of the need of belonging that leads to a community sense.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJournalismen
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectAgenda setting (Comunicação)pt_BR
dc.subjectPhotojournalismen
dc.subjectCaptionsen
dc.subjectIndexen
dc.subjectAgenda-settingen
dc.titleOcupar/invadir: o processo de agendamento nas legendas fotográficaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013375pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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