Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGaya, Anelise Reispt_BR
dc.contributor.authorSouza, Bárbara Schoenardie dept_BR
dc.date.accessioned2017-04-28T02:22:43Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157209pt_BR
dc.description.abstractA Educação Física apresenta-se como um recurso pedagógico importante para o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo das crianças, e uma ferramenta para a prevenção e promoção da saúde. É nas aulas de Educação Física que os indivíduos poderão experimentar diversas manifestações da cultura corporal de movimento como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças. É importante salientar que, a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser trabalhada de forma lúdica, a fim de suprir as necessidades da criança nesta fase. Este estudo relata as aulas de Educação Física escolar ministradas durante o estágio de Educação Física nos anos inicias do fundamental as quais tinham como pretensão o desenvolvimento das Habilidades Motoras Fundamentais, utilizando a prática esportiva como recurso pedagógico. Sendo assim, o presente estudo apresenta o relato de experiência sobre a prática pedagógica das aulas de Educação Física, durante o Estágio Docente de Educação Física no Ensino Fundamental, realizado no primeiro semestre do ano de 2015, em uma escola estadual localizada no município de Porto Alegre, com aproximadamente vinte dois alunos. Trata-se de um relato de experiência realizado através da análise do diagnóstico da escola e da turma, da observação das aulas, dos registros realizados em diários de campo e da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem centralizado nas Habilidades Motoras e nos jogos possibilitou aos estudantes melhora nas habilidades, conhecimento dos esportes e a iniciação ao aprendizado dos jogos, através de desafios, da superação, sociabilização e a construção de sujeitos autônomos e capazes de manterem-se ativos.pt_BR
dc.description.abstractPhysical Education presents it self as an important pedagogical resource for the motor, cognitive and affective development of children, and a tool for the prevention and promotion of health. It is in Physical Education classes that individuals can experience various manifestations of body movement culture such as games, sports, fights, gymnastics and dances. It is important to emphasize that Physical Education in the initial years of elementary education should be worked in a playful way in order to meet the needs of the child at this stage. This study reports the physical education classes taught during the physical education stage in the early years of the fundamental which had as a pretension the development of fundamental motor skills, using sports as a pedagogical resource. Thus, the present study presents the experience report about the pedagogical practice of Physical Education classes during the Physical Education Teaching Stage in Elementary School, held in the first semester of 2015, in a state school located in the city of Porto Alegre, with about twenty two students. This is an experience report made through the analysis of the diagnosis of the school and the class, observation of classes, records in field diaries and evaluation of the teaching and learning process. The process of teaching learning centered on Motor Skills and games enabled students to improve their skills, knowledge of sports and the initiation of learning of games, through challenges, overcoming, socialization and the construction of autonomous subjects capable of maintaining themselves active.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSporten
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectMotor skillsen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEsporte nas aulas de educação física para séries iniciais do ensino fundamental : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018225pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem