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dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFeyh, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157006pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a relação entre a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT) e Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sua Matriz de Referência (MR) (BRASIL, 2009) e os documentos oficiais que orientam a educação brasileira (BRASIL, 2000a; 2000b; 2002; 2006). Dessa forma, objetiva-se (1) analisar as questões da prova objetiva de LCT e a proposta de produção textual com relação à MR, procurando identificar quais aspectos desses instrumentos de avaliação condizem ou não com a MR; e (2) analisar a coerência desses instrumentos com os documentos oficiais, especificamente em relação à concepção de linguagem e à função da escola como agência de letramento e formadora de cidadãos críticos (BRASIL, 2002). Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa qualitativa-interpretativista para a análise de todas as questões da prova objetiva de LCT e da proposta de Redação do ENEM do ano de 2015, buscando identificar (a) quais competências e habilidades da MR eram exigidas do estudante para o adequado cumprimento da prova e quais poderiam ser implicadas (como se a questão fosse um convite à reflexão sobre determinados assuntos, mas não sendo indispensável para se acertar a questão), e (b) quais as temáticas e os gêneros do discurso dos textos-base constitutivos das questões e da proposta de redação, e quais os objetivos da questão ou proposta com relação ao texto-base A partir da análise, foi possível constatar que a prova objetiva, de maneira geral, é condizente com a proposta de sua MR à medida que todas as questões avaliam ao menos uma de suas habilidades. O exame apresenta, no entanto, alguns problemas nas questões com relação à concepção de língua dos documentos oficiais, como textos que ainda são utilizados como pretexto sem que seja necessária sua leitura. Além disso, verificamos que a prova de Redação também possui falhas, pois o aluno não possui um interlocutor definido e os objetivos pelos quais escreve não são reconhecidos; além disso, a prova de Redação regride em relação à de LCT, pois ignora o trabalho com gêneros do discurso. Pretendemos que este estudo contribua para a reflexão crítica acerca do ENEM e sua qualificação, visto seus efeitos potenciais no ensino.pt_BR
dc.description.abstractLa presente tesis de grado investiga la relación entre la prueba de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT) y Redação del Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) y su Matriz de Referência (MR). Se pretende, por lo tanto, (1) analizar las cuestiones de la prueba objetiva y la propuesta de producción textual de la prueba de Redação de 2015 con relación a la MR, buscando identificar los aspectos de estos instrumentos de evaluación que coinciden o no con los objetivos educacionales propuestos en la MR a través de las competencias y habilidades; (2) analizar la coherencia de estos instrumentos con los Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) con relación a la concepción de lenguaje y a la función de la escuela como agencia de letramiento y formadora de ciudadanos críticos. Para eso, fue utilizado el método de investigación cualitativa-interpretativista, lo que envolvió el análisis de las cuestiones de la prueba objetiva y de la propuesta de Redação del ENEM del año de 2015 en comparación a las competencias y habilidades abarcadas en la MR. A partir del análisis fue posible constatar que la prueba objetiva, en general, es acorde con la propuesta de su MR a medida que todas las cuestiones evalúan por lo menos una de sus habilidades. Sin embargo, el examen presenta algunos problemas de elaboración en las cuestiones, lo que demuestra que todavía no hay una comprensión general acerca de la concepción de lengua abarcada en los documentos oficiales. Además, verificamos fallas en la prueba de Redação, yendo al encuentro de las ideas presentes en los mismos documentos, que entienden el uso de la lengua y de la escritura como proceso de interacción. En síntesis, pretendemos que este estudio posibilite una reflexión crítica acerca del ENEM y, consecuentemente, de sus efectos en la enseñanza.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectENEMes
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectDocumentos oficiaispt_BR
dc.subjectMatriz de Referênciaes
dc.subjectDocumentos Oficialeses
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectLinguagenses
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectCódigos e suas Tecnologiases
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.titleA relação entre o ENEM e sua matriz de referência : um olhar para as questões da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017536pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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