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dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorRubert, Andréa de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157005pt_BR
dc.description.abstractAs expressões idiomáticas fazem parte da língua e da cultura de um povo. Conhecê-las significa ampliar os conhecimentos semânticos, pragmáticos e culturais e, portanto, a capacidade de comunicação. Este trabalho visa à apresentação de propostas de tarefas para o ensino de expressões idiomáticas em aulas de português como língua adicional. Para estudantes estrangeiros que estão aprendendo o português, perceber frases que têm sentido figurado e depreender seu significado pode ser um trabalho difícil, por isso, uma apresentação explícita dessas expressões é importante desde níveis básicos. As tarefas propostas foram desenvolvidas para fazer parte de uma unidade didática que trata sobre corpo, beleza e saúde no curso Básico II do Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS. As expressões idiomáticas apresentadas neste trabalho pertencem ao campo semântico do corpo humano, e sua seleção deve-se à produtividade desse campo, o que o torna relevante para ser tratado em aula. Todas as expressões idiomáticas contidas no material foram consideradas frequentes no português brasileiro de acordo com Xatara (2008a), logo, são possíveis de ser encontradas no dia a dia dos estudantes em situação de imersão. Quando se trata de ensino de vocabulário, é importante que os alunos saibam não somente o significado dos itens focalizados, mas também que percebam quais são as situações adequadas para o uso, analisando as expressões em um contexto significativo e refletindo sobre os registros e os gêneros do discurso em que cada expressão é/pode ser empregada. As tarefas foram criadas no intuito de propiciar a compreensão e a prática contextualizada das expressões idiomáticas, bem como o levantamento de hipóteses sobre seus usos em diferentes situações. Ao propor práticas variadas, recursivas e significativas em um mesmo campo semântico, espera-se promover um maior envolvimento cognitivo e afetivo-emocional por parte dos estudantes e, por consequência, a aprendizagem das unidades ensinadas.pt_BR
dc.description.abstractIdioms are part of the language and culture of a community. To know them is to enlarge semantic, pragmatic and cultural knowledge and therefore, the ability to communicate. This paper aims to present tasks designed for the teaching of idioms in Portuguese as an additional language. For Portuguese learners, to notice phrases which have figurative meaning and to understand them can be hard work. Thereby an explicit presentation of these expressions is important since the beginning of their learning process. The tasks proposed in this paper were developed as part of a teaching unit about body, beauty and health, planned for Portuguese Basic II in the Program of Portuguese for Speakers of Other Languages at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The idioms selected for the tasks belong to the semantic field of the human body, which was considered relevant to be taught due to its productivity in Portuguese. All idioms selected were considered frequent in Brazilian Portuguese, according to Xatara (2008a); therefore, they are likely to be found in the daily lives of learners who study Portuguese in Brazil When it comes to vocabulary teaching, it is important that students not only know the meaning of the targeted items, but also to understand what are the appropriate situations for use by analyzing the expressions in a meaningful context and reflecting on the records and genres speech in which each expression is / can be employed. When dealing with vocabulary teaching, it is important that students not only learn the meaning of the targeted items, but also understand the appropriate situations for using them. Thus tasks should engage the learner in analyzing the idioms in a meaningful context and in reflecting on the registers and discourse genres in which each idiom is/can be used. The tasks were created in order to encourage contextualized understanding and practice of idioms, as well as to raise hypotheses about their uses in different situations. By proposing varied, recursive and significant practices in the same semantic field, the tasks are expected to promote the students’ cognitive, affective and emotional engagement and, consequently, their learning of the idioms taught.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdiomsen
dc.subjectExpressões idiomáticaspt_BR
dc.subjectAquisição de segunda línguapt_BR
dc.subjectPortuguese for speakers of other languagesen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectVocabulary teachingen
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectPedagogical tasksen
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.titleNa ponta da língua : expressões idiomáticas na aula de português como língua adicionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017985pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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