Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorNagasawa, Ellen Yurikapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:18Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156991pt_BR
dc.description.abstractO conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3), por isso, na Parte Escrita do exame, a proficiência é avaliada por meio de tarefas que apresentam um propósito claro de comunicação, bem como uma relação de interlocução definida, a fim de poder avaliar a adequação do texto produzido pelo examinando à situação comunicativa proposta. O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras através da descrição e da análise de uma sequência didática que se propõe a trabalhar essa visão dialógica na sala de aula de um curso preparatório para o Exame. Primeiramente, o trabalho apresenta as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. Em seguida, é descrito o trabalho executado no projeto de pesquisa que desenvolveu o Acervo Celpe-Bras, relacionando-o à produção da sequência didática; também é descrito o contexto no qual a sequência didática foi testada e os participantes que participaram da testagem. A seguir, são apresentados os pressupostos teóricos que ampararam a produção do material, o planejamento pedagógico da sequência e, por fim, a análise de trechos da sequência didática desenvolvida. As reflexões sobre o trabalho de elaboração da sequência didática e ensino de PLA para fins específicos de preparo de estudantes para o Exame Celpe-Bras estão, neste estudo, ancoradas na análise da sequência produzida, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExame Celpe-Braspt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.titleElaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Braspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016555pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples