Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras
dc.contributor.advisor | Schoffen, Juliana Roquele | pt_BR |
dc.contributor.author | Nagasawa, Ellen Yurika | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-21T02:35:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/156991 | pt_BR |
dc.description.abstract | O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3), por isso, na Parte Escrita do exame, a proficiência é avaliada por meio de tarefas que apresentam um propósito claro de comunicação, bem como uma relação de interlocução definida, a fim de poder avaliar a adequação do texto produzido pelo examinando à situação comunicativa proposta. O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras através da descrição e da análise de uma sequência didática que se propõe a trabalhar essa visão dialógica na sala de aula de um curso preparatório para o Exame. Primeiramente, o trabalho apresenta as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. Em seguida, é descrito o trabalho executado no projeto de pesquisa que desenvolveu o Acervo Celpe-Bras, relacionando-o à produção da sequência didática; também é descrito o contexto no qual a sequência didática foi testada e os participantes que participaram da testagem. A seguir, são apresentados os pressupostos teóricos que ampararam a produção do material, o planejamento pedagógico da sequência e, por fim, a análise de trechos da sequência didática desenvolvida. As reflexões sobre o trabalho de elaboração da sequência didática e ensino de PLA para fins específicos de preparo de estudantes para o Exame Celpe-Bras estão, neste estudo, ancoradas na análise da sequência produzida, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Exame Celpe-Bras | pt_BR |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.title | Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001016555 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1179)