Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Cinthia Vottopt_BR
dc.date.accessioned2009-04-29T04:12:42Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15690pt_BR
dc.description.abstractEste estudo consiste em uma pesquisa qualitativa cuja proposta foi investigar como as crianças, em suas interações, produzem significados em relação ao seu pertencimento a um grupo etário e com outro grupo de idade na instituição escolar, com o objetivo de evidenciar o que as crianças pensam e como são as suas relações na escola graduadas por idades, bem como as relações entre os grupos de crianças. Foram utilizadas as seguintes estratégias metodológicas: observações participantes e entrevistas coletivas. Participaram da pesquisa 29 crianças entre cinco e nove anos de idade da EI e do EF de uma mesma instituição escolar, situada no município de Porto Alegre. O estudo foi realizado com esses dois níveis de ensino, pois eles apresentam expectativas e finalidades educativas diferenciadas, podendo ocorrer dessemelhanças entre as formas como as crianças dos dois grupos vivem na escola, através das seguintes categorias: o tempo e o espaço escolar, as práticas adultocêntricas, os rituais e significados sociais em relação à idade, o brincar e as possibilidades de relação entre os grupos, as diferenciações etárias entre as crianças, protagonismos destas e o grupo etário enquanto um sub-geração. São apresentados os significados construídos pelas crianças frente ao pertencimento etário, as práticas diferenciadas dos grupos pela determinação espaçotemporal da escola, juntamente com os estatutos que elas recebem em cada nível de ensino, os protagonismos que as crianças realizam para garantir na escola as culturas infantis e a problematização da idade como o fator que forma uma sub-geração.pt_BR
dc.description.abstractThis study consists in a qualitative research whose proposal was to investigate how children, in their interactions, give meanings in relation to their belonging to an age group and to other age groups, in school institution, intending to highlight what children think and how are their relationships in a school graded by ages as well how are relationships among groups of children. The following methodological strategies were used: participant observations and collective interviews. Participated of the research 29 (twenty-nine) children between 5 (five) and 9 (nine) years old from CS (Child School) and from BE (Basic Education) of the same school institution, located in Porto Alegre City. The study was made with these two levels of the knowledge process since they present different expectations and educational ends. It can occur dissimilarities between the ways how children of both groups live in school, through the following categories: the time and the school space, the adult centered practices, the rituals and the social meanings in relation to the age, the playing, and the possibilities of relationship among the groups, the age differentiations among children, their protagonisms and the age group while a sub generation. The meaning created by children are presented considering the age belonging, the different practices of the groups determined by the space-time of school as well the statutes they receive in every level of teaching, the protagonisms children perform to guarantee, in school, the child cultures and the problematization of the age as the factor that forms a sub generation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectInteractionen
dc.subjectCultura : Escolapt_BR
dc.subjectChild-school relationshipen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectSpaceen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectChildren's cultureen
dc.titleEu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000688649pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples