Falta de atenção : uma compreensão docente
dc.contributor.advisor | Corbellini, Silvana | pt_BR |
dc.contributor.author | Serres, Laura Fattore | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-23T02:25:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/153000 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho, caracterizado como um estudo de caso, é produzido a partir das inquietações geradas pelo contato, em que, a autora como bolsista do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deparou-se com o insistente uso do termo “Falta de atenção”. Alunos e professores de quatro turmas, duas de oitavo e duas de nono ano, relatavam acontecimentos sobre a falta de atenção discente. Com o objetivo de investigar qual a compreensão que os docentes destas turmas têm acerca desta fala recorrente, utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso. Entrevistaram-se cinco professoras por meio de uma entrevista semiestruturada, pensada para analisar quais as ideias e potencialidades que transpassam seus discursos. Os principais autores que conceituam as ideias apresentadas nesta pesquisa são Becker e Marques, que abordam as questões relacionadas ao construtivismo e a como ocorre a gênese do conhecimento; Golbert e Moojen, que contribuem nas questões pedagógicas e de sentidos escolares; e Fernandéz, que em seus trabalhos discursa com o foco na falta de atenção e nos conceitos que a rodeiam. A escrita aqui apresentada não se encerra ao cumprir o papel de Trabalho de Conclusão de Curso, mas aponta a importância da continuidade da pesquisa, procurando entender como ocorre a compreensão de outros agentes que discursam sobre a falta de atenção, como os alunos, pais, coordenação pedagógica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Falta de atenção : uma compreensão docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013731 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)