Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMoschen, Simone Zanonpt_BR
dc.contributor.authorKierniew, Janniny Gautériopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T02:25:50Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152997pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é composto por três ensaios que buscam investigar, por meio de textos literários, elementos sobre a transmissão de um saber-fazer-com o impossível, na interface entre educação e psicanálise. Os ensaios decantam das experiências com o Armazém de Histórias Ambulantes e o Setor de Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre (RS). O primeiro ensaio aborda os livros que compõem o projeto O Bairro, de Gonçalo M. Tavares, e traz a noção de errância para estabelecer uma proposição metodológica. O segundo ensaio retoma a obra de Herman Melville, Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, articulando a ideia de paragem como um espaço que suspende um tempo e uma urgência no fazer, interrompendo a consequência antecipada e deixando surgir o que é contingente. Já o terceiro ensaio atualiza elementos da obra A desumanização, do escritor português Valter Hugo Mãe, e tem a alteridade como chave de leitura, alteridade que imanta um campo onde emerge a possibilidade de inventar um saber-fazer-com. Esses ensaios operam como um laboratório de experiências em que a ficção, o ato e a criação seguem na direção de pensar a literatura como um modo de transmissão de um saber- -fazer-com diante do impossível.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of three essays that seek to investigate, through literary texts, elements that can transmit a know-how-with the impossible, at the interface between education and psychoanalysis. The essays enhance from experiences with the Itinerant Stories Warehouse and the palliative care sector of Hospital Nossa Senhora da Conceição in Porto Alegre – RS. The first essay explores the books that compose the project The Neighborhood, by Gonçalo M Tavares, and explores the notion of wandering to establish a methodological proposition. The second incorporates the work of Herman Melville, Bartleby, the scribe: a story of Wall Street, to articulate the idea of stopping time as a space-time that suspends the time and the urgency in doing, interrupting the early consequence and letting arise what is contingent. The third explores elements in Valter Hugo´s The dehumanization, and suggests the otherness as a key reading; otherness that connects to the field where emerges the possibility of inventing a know-how-with. These essays operate as a laboratory of experiments in which the fiction, the act and creation, follow in the direction of thinking about the literature as a way of transmitting a know-how-with towards the impossible.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectTransmissionen
dc.subjectImpossibleen
dc.titleEnsaios sobre o impossível na transmissão : educação, pscicanálise e literaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013919pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem