Show simple item record

dc.contributor.advisorCunha, Susana Rangel Vieira dapt_BR
dc.contributor.authorJulio, Alcione Machadopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-21T02:26:52Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152865pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa refere-se ao uso da fotografia como registro fotográfico e suas implicações no processo do planejamento da professora. Nele, buscamos compreender a utilidade de uma câmera fotográfica, descrevendo as experiências de professoras e coordenadora, em uma escola de Educação Infantil no município de Novo Hamburgo, relacionadas ao uso da fotografia e sua importância no processo dos registros das ações das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que se compreende que o registro fotográfico pode ser um recurso fundamental de análise e investigação quando utilizado com olhar atento e intencionalidade pedagógica, complementando, dessa forma, o processo de documentação das experiências das crianças que se realizam por meio das observações, dos registros escritos, das filmagens e também do registro fotográfico. A fotografia mostra muitos detalhes importantes de serem registrados e que podem ser esquecidos ou passarem despercebidos devido à grande preocupação da professora quando está com as crianças. Esses dados podem servir de instrumento de estudo, de reflexão e de elaboração de propostas que sejam significativas e ampliem os conhecimentos das crianças. Ao analisar os dados coletados, pode-se perceber que o registro fotográfico tem sido muito utilizado na escola pesquisada e tornado-se ferramenta fundamental para pensar e realizar propostas que sejam significativas para as crianças. Nesse sentido, para a elaboração desta pesquisa, utilizei, portanto, autores que abordam o tema da fotografia e da imagem da criança, como: Tittoni, Carrieri, Godolphim, Kramer outros que abordam o tema do registro, como: Pillar, Kossoy, Mendonça, outros que abordam o tema do planejamento, como: Ostetto, Souza, Santana e Kinney e Wharton, que tratam da documentação pedagógica, entre outros autores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleOlhar sob a lente : a fotografia como recurso para planejamento do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013606pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record