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dc.contributor.advisorBueno, Rita de Souzapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Rosane Nietiedtpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151703pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo intervenção compreender a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para dar vida à escola e criar novas alternativas em prol da melhoria da educação através da gestão democrática. Levando em conta que o PPP deve ser constantemente revisto e readequado a realidade da comunidade onde se insere, por ser um documento norteador, devemos ter um olhar mais atento para sua proposta e colocá-lo em prática no dia-a-dia. O foco da pesquisa é a Reformulação do PPP da Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso, de Quinze de Novembro/RS. Que teve por objetivo reunir a comunidade escolar para fazer a reformulação do documento, e com a participação de todos, reforçar a importância do mesmo dentro da instituição de ensino. O presente trabalho será fundamentado, dentre outros, nos seguintes referenciais teóricos: Paro (2000 e 2001) e Freire (1983 e1996). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, centrada na realidade da escola, envolvendo toda a comunidade, tendo em vista a transformação. Para a pesquisa, foi utilizado um questionário, vinculado a uma abordagem teórica e prática que propiciou subsídios acerca das questões do PPP, sua aplicabilidade e seu significado, para que haja uma educação de qualidade, onde os educandos tenham plena consciência dos seus direitos e deveres, se tornando cidadãos responsáveis pelos seus atos, levando em conta o seu desenvolvimento emocional, cognitivo e a aprendizagem. No final foi feita uma reflexão em grupo, onde se obteve um resultado satisfatório, pois todos participaram e se envolveram na proposta. O estudo concluiu que dentro de uma gestão democrática é de fundamental importância a participação da comunidade escolar na construção e aplicação do PPP.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.titleReflexões e intervenções no processo de reformulação do projeto político pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001003277pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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