Reflexões e intervenções no processo de reformulação do projeto político pedagógico
dc.contributor.advisor | Bueno, Rita de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Rosane Nietiedt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151703 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo intervenção compreender a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para dar vida à escola e criar novas alternativas em prol da melhoria da educação através da gestão democrática. Levando em conta que o PPP deve ser constantemente revisto e readequado a realidade da comunidade onde se insere, por ser um documento norteador, devemos ter um olhar mais atento para sua proposta e colocá-lo em prática no dia-a-dia. O foco da pesquisa é a Reformulação do PPP da Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso, de Quinze de Novembro/RS. Que teve por objetivo reunir a comunidade escolar para fazer a reformulação do documento, e com a participação de todos, reforçar a importância do mesmo dentro da instituição de ensino. O presente trabalho será fundamentado, dentre outros, nos seguintes referenciais teóricos: Paro (2000 e 2001) e Freire (1983 e1996). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, centrada na realidade da escola, envolvendo toda a comunidade, tendo em vista a transformação. Para a pesquisa, foi utilizado um questionário, vinculado a uma abordagem teórica e prática que propiciou subsídios acerca das questões do PPP, sua aplicabilidade e seu significado, para que haja uma educação de qualidade, onde os educandos tenham plena consciência dos seus direitos e deveres, se tornando cidadãos responsáveis pelos seus atos, levando em conta o seu desenvolvimento emocional, cognitivo e a aprendizagem. No final foi feita uma reflexão em grupo, onde se obteve um resultado satisfatório, pois todos participaram e se envolveram na proposta. O estudo concluiu que dentro de uma gestão democrática é de fundamental importância a participação da comunidade escolar na construção e aplicação do PPP. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de primeiro grau | pt_BR |
dc.title | Reflexões e intervenções no processo de reformulação do projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001003277 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciências Humanas (1948)